Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Messi, Barcelona e brasileiros: quem ainda briga por vaga no Super Mundial?

Faltando um ano e três meses para seu pontapé inicial, a primeira edição do Super Mundial de Clubes da Fifa já está bem desenhada.

Quase dois terços das 32 vagas distribuídas para representantes de todos os continentes têm dono assegurado. No total, 21 times conquistaram dentro de campo o direito de participar do torneio que será disputado nos Estados Unidos.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo todas as equipes já classificadas para a maior e mais ambiciosa competição interclubes que a Fifa já organizou e detalha como está a disputa pelas vagas ainda remanescentes.

Europa

VAGAS PREENCHIDAS: 10 de 12
CLASSIFICADOS: Chelsea (ING), Real Madrid (ESP), Manchester City (ING), Bayern de Munique (ALE), Paris Saint-Germain (FRA), Inter de Milão (ITA), Porto (POR), Benfica (POR), Borussia Dortmund (ALE) e Juventus (ITA)

Classificados para as quartas de final da Liga dos Campeões, Atlético de Madri e Barcelona disputam a última vaga original do ranking (os colchoneros têm seis pontos de vantagem para os culés). O Arsenal será o último classificado da Europa caso o conquiste o título continental. Se o campeão for outro, o Red Bull Salzburg herda a classificação.

América do Sul

VAGAS PREENCHIDAS: 3 de 6
CLASSIFICADOS: Palmeiras, Flamengo e Fluminense

Uma das vagas da Conmebol será dada ao campeão da Libertadores-2024, independente da nacionalidade dele. Ou seja, Grêmio, São Paulo, Atlético-MG e Botafogo ainda estão na briga. Já os outros dois classificados sairão do ranking, só que os brasileiros não participam dessa disputa. No momento, Boca Juniors e River Plate completariam a lista sul-americana -o Olimpia, do Paraguai, pode se dar bem caso os já classificados Palmeiras, Flamengo ou Fluminense vençam a Libertadores.

Continua após a publicidade

Américas Central e do Norte

VAGAS PREENCHIDAS: 3 de 4
CLASSIFICADOS: Monterrey (MEX), Seattle Sounders (EUA) e León (MEX)

O último classificado da Concacaf será o vencedor da edição em andamento da sua Liga dos Campeões. A competição está nas quartas de final e só conta com times de Estados Unidos e México na briga pelo título. Uma das equipes ainda vivas na disputa é o Inter Miami. Ou seja, Messi ainda pode dar as caras no Super Mundial.

Ásia

VAGAS PREENCHIDAS: 2 de 4
CLASSIFICADOS: Al-Hilal (ARA) e Urawa Red Diamonds (JAP)

Os dois primeiros colocados do ranking (os sul-coreanos Jeonbuk Motors e Ulsan HD) irão ao Mundial caso Al-Hilal ou o próprio Ulsan vençam a Champions asiática. Se o campeão continental for algum dos outros dois semifinalistas (Yokohama Marinos ou Al-Ain, dos Emirados Árabes), esse vencedor ficará com uma vaga e a outra será concedida ao time da Coreia do Sul que estiver mais bem classificado no ranking,

Continua após a publicidade

África

VAGAS PREENCHIDAS: 2 de 4
CLASSIFICADOS: Al-Ahly (EGI) e Wydad Casablanca (MAR)

Um dos classificados da África será o vencedor desta temporada da Liga dos Campeões, que está atualmente nas quartas de final. A outra vaga será definida pelo ranking, que tem o sul-africano Mamelodi Sundows em uma confortável primeira posição (apenas o Espérance) ainda pode ultrapassá-lo -mas os tunisianos ainda estão vivos na Champions e brigam pela classificação direta dada ao campeão.

Oceania

VAGAS PREENCHIDAS: 1 de 1
CLASSIFICADO: Auckland City (NZL)

O processo de classificação já está encerrado. Mesmo que outro time vença a Champions League da Oceania, ele não conseguirá alcançar a pontuação acumulada pelo Auckland City, vencedor das duas últimas edições do torneio.

Continua após a publicidade

País-sede

VAGAS PREENCHIDAS: 0 de 1

A Concacaf ainda não anunciou qual será o critério adotado para definir o representante do país-sede no Mundial. Caso seja utilizado o ranking elaborado pela Fifa, o clube norte-americano mais bem classificado é o Philadelphia Union.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes