Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

10 jogos sem sofrer gols: sequência do Fla faz inveja nos grandes europeus

Sem sofrer gols há dez partidas oficiais, o Flamengo tem hoje uma sequência defensiva de fazer inveja até mesmo aos poderosos times que integram o primeiro escalão do futebol europeu.

Na atual temporada, nenhuma equipe participante dos cinco principais campeonatos nacionais do Velho Continente (Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão e Francês) conseguiu chegar à marca de 950 minutos (sem contar acréscimos) sem ter de buscar a bola no fundo da sua rede.

A última vez que algum adversário dos comandados de Tite terminou uma partida sem ser com o placar zerado foi no dia 21 de janeiro, no empate por 1 a 1 com o Nova Iguaçu, pela segunda rodada do Estadual do Rio.

Na ocasião, o time rubro-negro ainda encarava a competição com uma escalação alternativa, formada por reservas e especialmente meninos das categorias de base e levou um gol do atacante Carlinhos, aos 40 minutos do primeiro tempo.

Nem na elite europeia

Na Europa, o time que mais se aproximou da sequência invicta do sistema defensivo flamenguista nesta temporada foi o Nice, da França, que chegou a ficar oito jogos inteiros e 748 minutos sem ser vazado uma única vez.

Dentre os clubes que realmente estão na briga por títulos nacionais em 2023/24, ninguém foi além das quatro partidas zeradas que Bayer Leverkusen, primeiro colocado do Alemão, e Inter de Milão, líder do Italiano, conseguiram.

O Manchester City, atual tricampeão inglês, vencedor da última Champions e famoso por sempre controlar seus adversários, passou no máximo 238 minutos sem fazer gol. Paris Saint-Germain e Real Madrid, que também costumam tropeça pouco, virem suas melhores sequências chegarem ao fim durante a quarta partida.

Já na história

Com a vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense, no último sábado, o Flamengo igualou a maior sequência de jogos da sua história sem sofrer gols. Entre 1978 e 1979, a equipe que tinha Zico como principal estrela também emendou dez partidas consecutivas com seu goleiro sem ser batido.

Continua após a publicidade

O recorde, igualado no último fim de semana, pode ser batido no próximo Fla-Flu. Sábado, as duas equipes voltam a se encontrar no Maracanã para definir o primeiro finalista do Estadual. Por terem tido campanha superior na fase de classificação, os rubro-negros podem perder por até dois gols de diferença que ainda serão os donos da vaga.

Apesar de ser o maior campeão carioca de todos os tempos (37 títulos), o time agora dirigido por Tite já enfrenta um pequeno jejum de dois anos sem levantar o troféu. Em 2022 e 2023, a taça ficou justamente com o Fluminense.

Maior sequência sem sofrer gols nesta temporada

FLAMENGO: 950 minutos (10 jogos)
NICE: 748 minutos (8 jogos)
BAYER LEVERKUSEN: 497 minutos (4 jogos)
INTER DE MILÃO: 460 minutos (4 jogos)
LIVERPOOL: 422 minutos (3 jogos)
PARIS SAINT-GERMAIN: 374 minutos (3 jogos)
REAL MADRID: 309 minutos (3 jogos)
ARSENAL: 285 minutos (2 jogos)
MANCHESTER CITY: 238 minutos (2 jogos)
BAYERN DE MUNIQUE: 212 minutos (2 jogos)

*sem contar acréscimos

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes