Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Ronaldo faz 'liquidação' na Espanha, e torcida já teme novo rebaixamento

Acionista majoritário do Valladolid há cinco temporadas, Ronaldo Fenômeno encontrou um jeito de faturar alto com o rebaixamento do clube para a segunda divisão do Campeonato Espanhol.

A partir do argumento de que a segundona tem um nível técnico mais baixo e exige um grupo de jogadores menos renomado, o ex-atacante brasileiro promoveu uma verdadeira liquidação no elenco.

Resultado: o Valladolid teve a janela de transferências mais lucrativa da sua história. Foram arrecadados nada menos que 36,8 milhões de euros (R$ 194,5 milhões) com a venda de oito atletas.

Para a realidade do modesto clube, isso é muito dinheiro, mas muito dinheiro mesmo. Para se ter uma ideia, ele equivale à soma de tudo que o time faturou com transações de jogadores nas 11 temporadas anteriores.

E o que a Ronaldo fez com toda essa injeção de recursos? Melhorou a saúde financeira do Valladolid, mas pouco investiu na montagem do elenco visando um possível retorno à elite: só 4,5 milhões de euros (R$ 23,8 milhões) foram gastos com a chegada de reforços.

E como a largada dos "Albivioletas" na segunda divisão tem sido decepcionante, com a realidade do risco de um novo rebaixamento para o terceiro escalão batendo à porta, a torcida partiu para cima do Fenômeno.

"Onde está nosso dinheiro?"

No domingo, antes, durante e depois do empate por 1 a 1 contra o Elche, torcedores do Valladolid cantaram e exibiram faixas de repúdio à administração do Fenômeno.

As principais reclamações dos grupos organizados estão ligadas à falta de investimento no futebol (a gestão do brasileiro tem ótimos resultados econômicos, mas já protagonizou dois rebaixamentos) e a uma suposta prioridade dada pelo dirigente ao Cruzeiro, o outro clube de sua propriedade.

Continua após a publicidade

"Cinco anos de mentiras, à beira do abismo. Basta já", dizia uma das faixas mostradas pelos torcedores.

Na tentativa de acalmar os ânimos, o técnico uruguaio Paulo Pezzolano (ex-Cruzeiro) foi ao encontro de torcedores na saída do estádio José Zorrilla e deu suas explicações sobre o mau momento da equipe.

O Valladolid só venceu uma das cinco primeiras partidas que disputou na segunda divisão espanhola. Com quatro pontos conquistados até o momento, ocupa a 18ª posição, a última fora da zona de rebaixamento - o Oviedo, 19º, tem três pontos.

Neste sábado, a equipe de Ronaldo tem uma oportunidade de ouro para esfriar um pouco sua crise (ou se afundar de vez nela, em caso de derrota). Seu próximo adversário será o Cartagena, antepenúltimo colocado.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes