Perrone

Perrone

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Decisão sobre Robinho é golpe em homem influente que se sente impunível

A decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) sobre Robinho ajuda a desconstruir a ideia de que homens famosos e milionários podem fazer o que quiserem com as mulheres sob a garantia de impunidade.

O próprio ex-jogador contribuiu para fortalecer a imagem do rico impune ao se divertir jogando futevôlei em Santos como se zombasse de sua condenação por estupro e da vítima.

Porém, o jogo começou a mudar com a decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) de que ele deve cumprir imediatamente no Brasil a pena de nove anos por estupro aplicada na Itália.

Ainda cabe recurso para Robinho, que nega ter cometido o crime. Mesmo assim, o recado já foi dado. A confiança de homens que se sentiam inatingíveis sofreu um duro golpe.

Outra mensagem deixada pelo STJ é a de que o Brasil não está disposto a ser refúgio para brasileiros que cometem crimes fora do país.

Arrumar as malas e voltar para cá depois que a coisa engrossar lá fora pode não adiantar.

Robinho ainda pode evitar o cumprimento da pena por aqui. No entanto um movimento importante já foi feito pela Justiça brasileira.

Esse gesto precisa ser acompanhado de muitos outros, todos no sentido de substituir a imagem do homem influente impune pela da mulher que se sente segura.

O "caso Robinho" serve, por exemplo, de gancho para os clubes brasileiros que ainda não adotaram medidas educativas de combate à violência contra a mulher abandonem a inércia.

Continua após a publicidade

É a hora de intensificar os esforços para que estupradores e agressores sejam retirados de circulação. Só assim, as mulheres poderão circular com menos medo.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes