Topo

Menon

Palmeiras, com Abel, aposta no longo prazo. Vai cumprir ou afinar?

31/10/2020 13h45

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A contratação de Abel Ferreira indica uma aposta a longo prazo. O contrato se estende até o final de 2022 e sabemos como é difícil, no Brasil, um treinador se manter por uma temporada, que dirá por duas?

A vinda de Abel sinaliza uma inversão de rumo. Os três últimos treinadores do Palmeiras foram de seleção brasileira e foram - Felipão, Mano e Luxemburgo. Agora, chega alguém que não conhece o Brasil e que nunca venceu um título.

O UOL publicou uma frase interessante dele.

"Cuide do processo, e o resultado virá", disse Abel, ao The Coaches' Voice. "Temos um estigma: você só é bom se vencer. Se você perde, é fraco. Para mim, isto é mentira. Você é julgado no fim de semana pelo que fez durante a semana. É aí que as pessoas vão ver se o seu time é organizado ou não, se trabalha bem a bola ou não. O seu teste é no domingo", concluiu.

É uma frase de quem está por fora do que é o Brasil.

1) Ele diz que o treinador não é ou não deve ser julgado pelo resultado. Que as pessoas analisarão se o time é organizado ou não.

No Brasil, não é assim. E em muitas outras partes do mundo, não. Aliás, só é assim no mundo ideal dos treinadores e jornalistas descolados. Aqui, o resultado é que manda. O Palmeiras está disposto a mudar esse paradigma e dar tempo de trabalho a Abel.

2) "O seu julgamento é no domingo". No Brasil, é na quarta e no domingo. Aqui, não tem essa frescura de um jogo por semana, não (ironia).

Há uma outra frase de Abel Ferreira que me agradou muito.

Se você enfrenta alguém do mesmo nível que você, tudo bem, vou atacar. Mas se você ataca uma montanha, precisa ser diferente. Em alguns jogos você será protagonista, vai dominar a bola. Mas em outros precisa admitir que seu adversário é mais forte. E, neste caso, você precisa ser balanceado", justificou.

Ótimo. É importante saber a história por trás de cada jogo. Em um campeonato por pontos corridos, não há nada de errado em lutar com denodo por um empate. Jogar feio e empatar com o Flamengo no Rio é muito melhor do que impor seu jogo de marcação alta, finalizar 45 vezes e perder com um gol de contra-ataque

Enfim, o Palmeiras optou por um jovem treinador estrangeiro. Que nunca foi campeão e que não conhece o futebol brasileiro. Vai pagar $ 800 mil, sem contar os quatro auxiliares.

Apostou arriscado. Precisa dar suporte para que o trabalho dê certo. Dar certo é sinônimo de títulos.

Se não fizer isso, vai acabar pagando multa brava.