Topo

Menon

Luxemburgo pragmático volta a ser campeão

08/08/2020 19h02

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Campeão mineiro em 2010.

Campeão carioca em 2011.

Campeão pernambucano em 2017.

A última década foi de poucas alegrias para Luxemburgo. E agora, nos pênaltis contra Sport Cássio Corinthians Paulista, voltou a vencer o Paulistão, que havia conquistado pela última vez em 2008.

Um novo estilo. Longe dos velhos tempos em que as conquistas eram reflexo de ousadia e técnica. Agora, é ganhar. Ganhar apenas, o que é muito. Para ele, que vinha de jejum e para o Palmeiras, que perdeu os três últimos títulos para o rival.

Luxemburgo, além do título, deixa ao Palmeiras um jogador que pinta como espetacular. Patrick de Paula, o garoto combatente, o garoto-iceberg que cobra o último pênalti no ângulo.

Aqui, uma reflexão. Nunca vou entender porque o melhor batedor de pênaltis fica para o final. O Corinthians abriu a série com Michel Macedo que só estava em campo porque Fagner se machucou. E entrou mal no jogo.

O Luxemburgo pragmático apareceu pouco após o gol de Luiz Adriano. Abriu mão do centroavante para valorizar a posse de bola. Depois, tirou Bigode. Ficou apenas trocando passes, esperando um lançamento para Rony.

Scarpa parece não ter entendido bem. Fez lançamentos errados que permitiam ao Corinthians atacar. Gustavo Gómez também não entendeu. Fez um pênalti no último lance em um jogador que estava de costas.

Agora, o Brasileiro. O Palmeiras tem mais possibilidades, mas não é uma maravilha não.