Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Empresa promete gramado melhor no Maracanã, com duas trocas durante o ano

O gramado do Maracanã começou 2024 como nos anos anteriores, sendo criticado. Desta vez, além das condições abaixo do ideal, os danos causados pela instalação de palcos em uma das áreas para shows realizados no final de 2023 geram intensas reclamações.

O blog entrou em contato com a Greenleaf Gramados. Associada à espanhola Royalverd, ela é a única empresa a instalar e manter o piso no local desde 1991, quando colocou um novo após o Rock in Rio 2. A companhia promete até duas trocas nos próximos meses.

O entendimento é de que o campo começar a sofrer mais e apresentar desgaste acentuado entre julho e agosto, quando coincidem inverno e número mais elevado de jogos. Nesta época o gramado será todo ele trocado por outro, novo.

É a mesma estratégia que a empresa utilizou no Catar, durante a Copa do Mundo, e o plano é fazer a substituição até duas vezes, primeiro em junho e depois em agosto ou setembro. Isso aconteceria antes de o gramado chegar a um ponto crítico.

Para tanto, está em estudo o desenvolvimento de dois campos reservas em uma fazenda. A troca, assegura a Greenleaf, levaria apenas de quatro a cinco dias, o que tornaria desnecessário o deslocamento de algumas partidas para outro local.

Sobe o atual estado do campo, muito criticado, a empresa entende que o problema se resume às duas faixas na área do lado norte. Foi onde ficaram os palcos montados para shows realizados no final de 2023.

Apesar das queixas, no entendimento da companhia, o campo está melhorando a cada jogo. Por mais polêmico que possa ser, ela o considerado bom, exceto naquele trecho específico.

No entanto, André, do Fluminense, disse após a partida, sob chuva; diante do Vasco que o piso estava duro. Segundo a empresa, nesta sexta-feira será feita a descompactação, para melhorar esse aspecto.

O grande desafio é lidar com a enorme quantidade de jogos no Maracanã, que ficou fechado em janeiro e neste mês já recebeu cinco em 11 dias. Como o blog mostrou, no mesmo período o Morumbis e a Neo Química Arena tiveram quatro, dois em cada.

Continua após a publicidade

A empresa frisa que evidentemente isso nunca é o ideal, mas entende que durante o verão a grama ainda reage bem, já no inverno o problema fica muito maior. Por isso as trocas estão sendo previstas para meados deste ano.

O Maracanã voltará a receber uma partida na terça-feira. Ao todo, em 12 dias mais cinco acontecerão no local, totalizando 10 em exatas quatro semanas, 28 dias, ou uma média inferior a um cotejo no mesmo gramado em intervalos inferiores a 72 horas.

Confira, abaixo, o que vem por aí.

Próximos jogos no Maracanã:

Flamengo x Boavista - 20 de fevereiro (terça-feira)
Flamengo x Fluminense - 25 de fevereiro (domingo)
Fluminense x LDU - 29 de fevereiro (quinta-feira)*
Fluminense x Botafogo - 2 ou 3 de março (sábado ou domingo)
Flamengo x Madureira - 2 ou 3 de março (sábado ou domingo)

*Recopa Sul-Americana 2024

Continua após a publicidade

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes