Topo

Mauro Cezar Pereira

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Mauro Cezar: Na derrota do Palmeiras, limitações do badalado Abel Ferreira

Abel Ferreira na final do Mundial - Giuseppe CACACE / AFP
Abel Ferreira na final do Mundial Imagem: Giuseppe CACACE / AFP

12/02/2022 23h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Abel Ferreira é um técnico comum, que ganhou três títulos e perdeu quatro duelos valendo taças em quase um ano e meio de Palmeiras. Contudo, suas vitórias em finais têm peso muito maior do que as derrotas. E isso é mérito dele, além de evidencia clara do nível baixo do futebol por aqui jogado.

Não, o sucesso de Abel não é fruto de um trabalho diferenciado. Pelo contrário, trata-se de um treinador que se inspira no decadente José Mourinho. Seu sucesso em decisões contra Cuca e Renato Gaúcho (duas vezes) evidencia muito mais a limitação dos técnicos brasileiros do que as decantadas "virtudes" do português.

Abel não é ruim, mas nada acrescenta ao futebol brasileiro. O luso apenas se mostra mais competente do que a maioria dos técnicos brasileiros na execução de proposta conservadora de jogo, sua marca registrada.

A derrota para o Chelsea foi justa, decidida numa prorrogação que teve zero finalização do Palmeiras, autor de 20 chutões e com míseros 23% de posse da bola. Pífio!

Sim, o Chelsea é muito melhor tecnicamente, mas Abel é tão comum como outros treinadores de clubes brasileiros que chegaram a esse jogo. A exceção é Jorge Jesus, que foi capaz de, em cinco meses de trabalho, enfrentar um campeão europeu (melhor do que o atual) sem rejeitar a pelota .

Você tem todo o direito de dourar a pílula, se quiser, exagerando nos elogios ao jovem e conservador Abel Ferreira. E também tenho o direito de achar que, agindo assim, você colabora com a mesmice e o atraso que imperam no futebol praticado em nosso país. Saudações!

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube