Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Equador deve desistir da Copa América-2024; EUA querem receber o torneio

MetLife Stadium, em Nova Jersey, terá jogos da Copa do Mundo de 2026 e pode receber a Copa América em 2024 - John Moore / AFP
MetLife Stadium, em Nova Jersey, terá jogos da Copa do Mundo de 2026 e pode receber a Copa América em 2024 Imagem: John Moore / AFP

Colunista do UOL

08/12/2022 16h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A federação dos Estados Unidos ofereceu à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) ser sede da Copa América de 2024. O torneio teria 16 participantes, dez da América do Sul e seis das Américas do Norte e Central, em modelo semelhante à Copa América do Centenário, realizada em 2016.

Há, entretanto, questões comerciais com a Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe) que podem atrapalhar o plano.

A Copa América, que tradicionalmente reúne apenas as seleções sul-americanas, tinha o Equador como favorito a receber a competição em meados de 2024, mas o governo equatoriano sinalizou à direção da Conmebol não ter interesse neste momento por causa do alto custo de organização. A Colômbia se mostrou uma opção — em 2021 o país desistiu de ser sede do torneio, que realizaria em conjunto com a Argentina, por causa de crise política.

A proposta dos EUA, que foi antecipada pela emissora Fox Sports do México, tem dois objetivos principais, apurou a coluna:

1) usar a Copa América como um dos eventos-teste para a Copa do Mundo de 2026, que terá os norte-americanos como principais anfitriões, recebendo 60 dos 80 jogos — os 20 restantes serão divididos entre Canadá e México;

2) como os EUA, México e Canadá não jogarão as Eliminatórias da Concacaf, já que estão classificados como sedes, há projeto dessas três nações de realizarem diversos jogos neste ciclo contra forças da América do Sul e da Europa, na tentativa de chegarem competitivos ao Mundial.

O empecilho pode ser o que resultou no mal-estar ainda presente entre a cúpula das duas confederações das Américas. Em 2016 houve ruído com relação à divisão de valores dos direitos comerciais e de transmissão da Copa América do Centenário. O torneio esteve incluído no caso de corrupção conhecido como Fifagate, que levou dezenas de cartolas à prisão acusados de receberem suborno de empresas de marketing esportivo.

Foi necessária uma nova modelagem comercial após o escândalo e houve desacordo com a divisão dos direitos. A Concacaf, após 2016, proibiu suas seleções e clubes filiados de participarem de campeonatos organizados pela Conmebol — os mexicanos, por exemplo, deixaram de disputar a Libertadores.

A Conmebol já vendeu pacotes comerciais e de direito de transmissão para a Copa América 2024 e seriam necessários ajustes para organizar junto com a Concacaf — pelas regras da Fifa, só com autorização de uma confederação é que uma seleção filiada a ela pode atuar em torneio de outra organização.

Apesar de tudo isso, os norte-americanos estão confiantes de que podem ter o aval, e a parceria, da Concacaf para receber mais uma vez a Copa América. Uma decisão deve ser tomada nos próximos meses.