Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Copa de 2026 já tem mapa desenhado para abertura, semifinais e final

MetLife Stadium, em Nova Jersey, que deve receber a final da Copa de 2026 - John Moore/Getty Images
MetLife Stadium, em Nova Jersey, que deve receber a final da Copa de 2026 Imagem: John Moore/Getty Images

Colunista do UOL

23/06/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fifa anunciou no fim da semana passada as 16 cidades e respectivos estádios que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2026, a primeira com 48 participantes e também pela primeira vez realizada em três países — EUA, México e Canadá. Já há um desenho de calendário de partidas e locais que podem receber abertura, semifinais, final e centro de mídia, definições importantes para a competição.

O formato do Mundial de 2026 será diferente, já que terá 16 seleções a mais do que as 32 que estarão no Qatar no fim do ano. O torneio deve ocorrer em 34 dias, dois a mais do os 32 que virou praxe até a Rússia-2018 — em 2022 será em 28 dias por ser realizado entre novembro e dezembro, para minimizar o calor do Oriente Médio, no meio da temporada de clubes da elite europeia.

Serão 16 grupos de três seleções, com os dois primeiros se classificando para a fase mata-mata de 16-avos, que vai anteceder as oitavas de final — o campeão fará portanto os mesmos sete jogos que são exigidos no formato vigente. Com base nisso, a organização da Copa-2026 tem um esboço de calendário, que prevê inclusive os grupos dos países-sede:

A1 - Canadá
E1 - México
I1 - EUA

Eles jogariam, claro, suas duas partidas na fase de grupos em seus países e fariam a rodada inaugural com os três jogos do primeiro dia. A abertura de fato, com a tradicional festa, poderia ocorrer nos EUA ou no icônico estádio Azteca, que receberá sua terceira Copa do Mundo. Em território americano, duas arenas são concorrentes: o favorito SoFI, em Los Angeles, e o At&T, em Dallas. Dentre esses dois, quem perder a rodada inaugural deverá ganhar uma semifinal junto com o Mercedes-Benz em Atlanta.

Pode haver mudanças ainda no desenho abaixo, principalmente porque o Canadá inicialmente teria três sedes, mas no fim Edmonton não agradou à Fifa e ficou fora, deixando o país com duas cidades, Toronto e Vancouver. Mas a projeção de hoje é esta:

ABERTURA
Dallas - At&T Stadium ou
Los Angeles - SoFI Stadium ou
Cidade do México - Azteca

FINAL
Nova York/Nova Jersey - MetLife Stadium

SEMIFINAIS
Atlanta - Mercedes-Benz Stadium
Dallas - At&T Stadium ou Los Angeles - SoFI Stadium

QUARTAS DE FINAL
Boston - Gillette Stadium
San Francisco - Levi's Stadium
Houston - NRG Stadium
Dallas - At&T Stadium ou Los Angeles - SoFI Stadium (quem tiver o jogo inaugural dos EUA)

OITAVAS DE FINAL
Nova York/Nova Jersey - MetLife Stadium
Atlanta - Mercedes-Benz Stadium
Dallas - At&T Stadium ou Los Angeles - SoFI Stadium (quem tiver o jogo inaugural dos EUA)
Cidade do México - Azteca
Toronto - BMO Field
Seattle - Lumen Field
Kansas City - Arrowhead Stadium ou Miami - Hard Rock Stadium ou Philadelphia - Lincoln Financial Field

CENTRO DE MÍDIA
Dallas ou Atlanta

Vancouver (BC Place Stadium), a segunda sede canadense, e Guadalajara (Estádio Akron) e Monterrey (BBVA Bancomer Stadium), as outras duas sedes mexicanas, terão partidas até a fase de 16-avos. O centro de mídia, importante equipamento de uma Copa do Mundo por concentrar escritórios de empresas de comunicação com direitos de transmissão e ser o principal hub para geração de imagens, está entre Atlanta, que terá o principal aeroporto da competição, e Dallas, que tem uma localização centralizada.

A organização dividiu as sedes em três regiões, oeste, central e leste, e pretende regionalizar a competição. As seleções deverão jogar, até o possível, na mesma região, para evitar grandes deslocamentos, mudanças de fuso horário e também facilitar o transporte para os torcedores que queiram acompanhar somente jogos da equipe de seu país:

Oeste
Vancouver (CAN) - BC Place Stadium
Seattle - Lumen Field
San Francisco - Levi's Stadium
Los Angeles - SoFI Stadium
Guadalajara (México) - Akron Estádio

Central
Kansas City - Arrowhead Stadium
Dallas - At&T Stadium
Houston - NRG Stadium
Atlanta - Mercedes-Benz Stadium
Monterrey - BBVA Bancomer Stadium
Cidade do Mexico - Azteca

Leste
Toronto - BMO Field
Boston - Gillette Stadium
Philadelphia - Lincoln Financial Field
Nova York/Nova Jersey - MetLife Stadium
Miami - Hard Rock Stadium

Lincoln Financial Field... - Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/marcel-rizzo/2022/06/17/copa-do-mundo-20026-fifa-cidades-estadios-selecoes.htm?cmpid=copiaecol
Arrowhead Stadium... - Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/marcel-rizzo/2022/06/17/copa-do-mundo-20026-fifa-cidades-estadios-selecoes.htm?cmpid=copiaeco