Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Conmebol vai vistoriar Castelão e ajudar na manutenção do gramado

Arena Castelão, em Fortaleza, tem o gramado muito criticado em 2022 - Reprodução / Internet
Arena Castelão, em Fortaleza, tem o gramado muito criticado em 2022 Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

13/06/2022 10h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Conmebol pretende ajudar na manutenção do gramado da Arena Castelão, em Fortaleza. Não será enviado dinheiro, mas engenheiros agrônomos da entidade vão realizar uma consultoria para que o piso fique em melhores condições nas próximas semanas.

Uma vistoria, com a presença de representantes da entidade, dos clubes (Ceará e Fortaleza) e do governo do Ceará, responsável pela administração do estádio, está marcada para esta segunda-feira (13).

A ideia é evitar que o Castelão seja interditado por causa do gramado ruim. Como a coluna revelou na semana passada, no início de junho a direção da confederação sul-americana enviou aos clubes comunicado em que pedia atenção às condições dos campos e ameaçava proibir jogos naqueles em estado ruim nas fases finais da Libertadores e da Sul-Americana, que começam no fim de junho.

O Castelão vem sendo criticado há meses pelo gramado ruim e foi um dos que recebeu pior avaliação em relatórios feitos por funcionários da Conmebol após os jogos do Fortaleza pela Libertadores e do Ceará pela Sul-Americana. Na quinta-feira, uma reunião entre os clubes, a Federação Cearense e o governo do Estado decidiu pelo não fechamento do equipamento para a reforma do gramado, que demoraria ao menos dois meses.

O governo defendia o fechamento, mas os clubes alegaram que não teriam onde jogar. O estádio Presidente Vargas, que pertence à prefeitura de Fortaleza e tem capacidade oficial para 20.166 pessoas, pode receber hoje cerca de dez mil, por questões de segurança. Com isso, se perderem o Castelão os clubes cearenses teriam que atuar fora do estado nos torneios da Conmebol, já que a entidade exige uma capacidade mínima de 20 mil espectadores para oitavas e quartas de final (na semi sobe para 30 mil).

Em contato direto com os clubes, a direção da Conmebol avisou da inspeção e sugeriu auxiliar numa manutenção imediata, entre jogos do Brasileiro, Copa do Brasil e oitavas dos torneios sul-americanos. Será feita uma avaliação e um relatório vai sugerir o que pode ser feito a curto prazo para uma melhoria. Os jogos das oitavas não vão mudar do Castelão, mas se o gramado continuar ruim e os clubes avançarem às quartas podem ter que jogar em outro local.

O Fortaleza recebe o Estudiantes (ARG) dia 30 de junho, pelo jogo de ida da Libertadores, e o Ceará o The Strongest (BOL), em 6 de julho, pela partida de volta da Sul-Americana. A Conmebol vai ajudar com manutenção de outros estádios também, na Argentina, Venezuela, Bolívia e Equador.