Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Conmebol ameaça veto a estádios com gramado ruim; Castelão pode ser afetado

Ceará contra o Flamengo no Castelão, que tem o gramado ruim na temporada - Lucas Emanuel/AGIF
Ceará contra o Flamengo no Castelão, que tem o gramado ruim na temporada Imagem: Lucas Emanuel/AGIF

Colunista do UOL

08/06/2022 14h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em comunicado enviado aos clubes em 3 de junho, a direção da Conmebol informou que poderá realizar inspeções nos gramados dos estádios que serão utilizados nas fases finais das Copas Libertadores e Sul-Americana — as oitavas de final começam no fim de junho. A entidade avisou que avaliará a mudança do local da partida caso o campo de jogo não se encontre em situação adequada.

O documento foi enviado depois que relatórios apresentados mostraram que vários gramados se mostraram muito ruins na fase de grupos das duas competições. A coluna apurou que um muito criticado foi o da Arena Castelão, em Fortaleza, que recebe partidas do Fortaleza na Libertadores e do Ceará na Sul-Americana — os dois times estão classificados para as oitavas de final.

Há também reclamações contra campos usados na Argentina, Venezuela, Bolívia e Equador. Segundo o documento enviado, a "Conmebol se reserva ao direito de fazer visitas técnicas ou solicitar relatórios técnicos aos responsáveis de manter os gramados dos clubes. Em caso de análise desfavorável quanto ao estado, preparação e manutenção do campo de jogo, além de possível multa, a Conmebol solicitará ao clube local a mudança da partida (ou dos próximos jogos) a um novo estádio".

O campo do Castelão tem sofrido críticas de integrantes dos dois clubes mandantes — o técnico do Ceará, Dorival Júnior, disse recentemente que é o pior gramado do Brasil. O governo do Ceará, responsável pela manutenção do Castelão, sugeriu nos últimos dias que o estádio feche por um período para a reforma do campo, mas os clubes dizem que não podem abrir mão nesse momento da capacidade de quase 60 mil espectadores. A opção seria jogar no Presidente Vargas, da prefeitura de Fortaleza, recém-reformado, mas com espaço para 20 mil pessoas.

A coluna apurou que os jogos das oitavas do Fortaleza e do Ceará não devem mudar do Castelão, mas que se o gramado continuar ruim e os clubes avançarem às quartas podem ter que jogar em outro local. O Fortaleza recebe o Estudiantes (ARG) dia 30 de junho, pela Libertadores, e o Ceará o The Strongest (BOL), em 6 de julho, pela Sul-Americana.