Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Tensão militar pode tirar da Rússia jogo das Eliminatórias; Espanha é opção

Rússia de Miranchuk enfrenta a Polônia na repescagem para a Copa do Qatar - ANTON VAGANOV / POOL / AFP
Rússia de Miranchuk enfrenta a Polônia na repescagem para a Copa do Qatar Imagem: ANTON VAGANOV / POOL / AFP

Colunista do UOL

22/02/2022 10h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fifa e a Uefa (União Europeia) decidirão nos próximos dias se a Rússia receberá a Polônia em Moscou dia 24 de março, como programado, pelo primeiro confronto da repescagem europeia nas Eliminatórias para a Copa do Qatar. Os poloneses pediram às duas organizações que a partida fosse retirada de território russo devido a possibilidade de confronto militar na região.

Suécia e República Tcheca, que podem enfrentar os russos em Moscou na segunda rodada da repescagem, em 29 de março, manifestaram preocupação — os jogos estão marcados para a VTB Arena, estádio do Dínamo. Uma possibilidade é realizar Rússia x Polônia na Espanha, apurou a coluna, sede neutra que seria mantida caso os russos avançassem de fase, já que por sorteio ganharam o direito de jogar em Moscou também na segunda rodada.

Os cartolas avaliarão nos próximos dias a tensão entre Rússia e Ucrânia. Nesta segunda-feira o presidente russo, Vladimir Putin, reconheceu a independência de duas regiões separatistas da Ucrânia, e enviou tropas a elas para, segundo ele, garantir a paz na região. A decisão gerou reação de países ocidentais, que avaliam sanções econômicas aos russos. Por enquanto não há confrontos.

A Ucrânia também participa da repescagem das Eliminatórias, mas o sorteio a colocou como visitante na primeira rodada, contra a Escócia, em 24 de março e caso avance jogará fora de casa frente a País de Gales ou Áustria, portanto não há restrições a essas partidas. A Fifa só orientará os ucranianos a se apresentarem, e treinarem, fora da Ucrânia.

Neste momento, nem Fifa e nem Uefa pensam em punições à Rússia como suspensão de participar de torneios internacionais, por isso caso os russos se classifiquem para a Copa do Mundo estarão no sorteio dos grupos que será realizado em 1º de abril, em Doha.

Caso a Ucrânia também se classifique, eles poderão se enfrentar na competição, já que será em país neutro. Só há restrição de jogo entre os países quando um dos dois teria que ser o mandante — no sorteio da repescagem, por exemplo, houve bloqueio para o encontro.

A Uefa também já tem recebido pressão de filiados para que retire de São Petersburgo, na Rússia, a final da Liga dos Campeões, marcada para 28 de maio. Como há mais tempo pra avaliar a crise entre Rússia e Ucrânia, a união europeia deve aguardar para tomar qualquer decisão.