PUBLICIDADE
Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fifa define data para sortear jogos do Mundial que terá Palmeiras ou Fla

Mundial de Clubes-2021 será em 2022 nos Emirados Árabes - GettyImages
Mundial de Clubes-2021 será em 2022 nos Emirados Árabes Imagem: GettyImages
Marcel Rizzo

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Colunista do UOL

05/11/2021 10h01

A Fifa sorteará em 29 de novembro os confrontos do Mundial de Clubes de 2021, que será realizado no início de 2022. O evento em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, sede da competição, ocorrerá dois dias depois da final da Libertadores, que definirá o representante da América do Sul no torneio. Palmeiras e Flamengo jogarão a final dia 27 de novembro, em Montevidéu.

No dia 29 a organização do torneio promete também divulgar as datas exatas do Mundial, adiado de dezembro de 2021 para o início de 2022 por causa da desistência da sede original, o Japão, que sem possibilidade de colocar torcedores nos estádios, por causa da pandemia, abriu mão da organização.

A Fifa escolheu Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, como substituta, mas ainda não definiu as datas por causa de entraves no calendário. O mês preferido é fevereiro, mas há eventos coincidentes que atrapalham:

- haverá uma data-Fifa extra entre 24 de janeiro e 2 de fevereiro, para jogos de seleções principalmente para as Eliminatórias da Copa-2022, que compensará janelas adiadas em 2020 e 2021 por causa da covid-19;

- a Copa Africana de seleções ocorrerá entre 9 de janeiro e 6 de fevereiro, em Camarões, desfalcando portanto alguns clubes;

- o principal problema, entretanto, é a Liga dos Campeões. A competição europeia terá nos dias 15/16 e 22/23 os jogos de ida das oitavas de final, provavelmente com a presença do Chelsea (ING) que é o representante europeu no Mundial.

A coluna apurou que, hoje, a Fifa trabalha com o Mundial ocorrendo de 16 a 26 de fevereiro, mas para isso a Uefa teria que marcar o confronto do Chelsea na primeira semana programada para as oitavas de seu torneio — o campeão europeu entra no Mundial diretamente na semifinal e, no calendário previsto, jogaria em 23 de fevereiro, uma semana depois de atuar pela Champions.

A edição de 2020, disputada no Qatar, também foi adiada para o ano seguinte por causa da pandemia. Foi realizada de 1º a 11 de fevereiro de 2021 e o sorteio dos confrontos, ocorrido em 19 de janeiro, foi antes da final da Libertadores entre Palmeiras e Santos, no Maracanã, em 30 de janeiro — o time da capital paulista venceu por 1 a 0.

Além do Chelsea, já estão classificados para o Mundial o Auckland City, da Nova Zelândia, indicado pela Confederação da Oceania, já que o seu continental foi novamente cancelado por causa da pandemia, o Al Ahly, do Egito, vencedor da Champions africana e terceiro colocado do Mundial 2020, quando venceu o Palmeiras na decisão do 3º lugar nos pênaltis, além do Monterrey, do México, que ganhou o continental da Concacaf e o Al-Jazira, como representante do país-sede.

O representante da Ásia será conhecido em 23 de novembro, quando Al-Hilal, da Arábia Saudita, e o Pohang Steelers, da Coreia do Sul, se enfrentam na final em jogo único.

O Mundial no formato atual, com sete participantes (o campeão de cada continente, mais um representante do país-sede) é realizado desde 2005, mas a edição de 2021 pode ser a última. Como o blog mostrou, a Fifa não colocou em seu orçamento de 2022 previsão para o torneio, que por causa da Copa do Mundo em novembro e dezembro, para minimizar o calor do Qatar, não terá calendário para acontecer.