Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja como ficará a divisão dos potes para sorteio de grupos da Libertadores

Detalhe da taça da Libertadores em sorteio dos grupos do torneio em edição anterior - REUTERS/Jorge Adorno
Detalhe da taça da Libertadores em sorteio dos grupos do torneio em edição anterior Imagem: REUTERS/Jorge Adorno

Colunista do UOL

09/03/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Palmeiras, Flamengo e provavelmente o São Paulo como cabeças de chave, Inter e Atlético-MG no pote 2 e Fluminense no pote 3. Grêmio e Santos, se avançarem da fase preliminar, entram no pote 4. Assim se desenha o sorteio dos grupos da Libertadores 2021 para os brasileiros no dia 9 de abril.

A Conmebol, como nos últimos anos, usará seu ranking divulgado em fevereiro para dividir os times nos potes — a pontuação leva em conta resultados recentes e antigos nas competições da Conmebol e também performance nos campeonatos nacionais. São 32 times, divididos em quatro potes de oito, para se definir as oito chaves de quatro equipes cada. Como atual campeão, o Palmeiras, 4º no ranking, será cabeça de chave do Grupo A. O Flamengo, 6º, também estará no pote 1, possivelmente com o São Paulo (13º) junto.

A derrota do Grêmio para o Palmeiras na final da Copa do Brasil ajudou o São Paulo, já que os gaúchos têm um ranking melhor (3º) que o time de Hernán Crespo e, se fossem direto para os grupos, ficariam na frente por uma vaga de cabeça de chave. Mas o São Paulo ainda não está garantido.

É preciso "secar" Nacional ou Peñarol no Campeonato Uruguaio, que só acabará no fim de março. Se os dois forem para a fase de grupos, o que ainda é possível, o São Paulo passa para o pote 2, e poderá cair, por exemplo, na mesma chave de times cabeças de chave como River Plate e Boca Juniors.

O Nacional hoje é o melhor time do Uruguai e favorito ao título e, consequentemente, a uma vaga direta no pote 1. Já o Peñarol vive situação complicada no torneio: precisa vencer o segundo turno para manter chances de ir para a Libertadores, mas hoje é o quarto colocado, cinco pontos atrás do líder Liverpool a quatro rodadas do fim.

Inter e Atlético-MG estão confirmados no pote 2 e o Fluminense no 3. Pelo regulamento, clubes de um mesmo país não podem cair na mesma chave, a não ser que venham da fase preliminar, que os coloca diretamente no pote 4. Santos e Grêmio, portanto, podem estar com os outros cinco brasileiros.

No cenário projetado para os potes, que indico abaixo, há possibilidade de grupos bem fortes como River Plate, Internacional, América de Cali e Grêmio. Ou então Boca Juniors, Atlético-MG, Barcelona (EQU) e Santos. Palmeiras, LDU, Vélez e Atlético Nacional (vindo da fase preliminar), que tal?

A fase de grupos terá início no meio de semana de 21 de abril. Já o Santos estreia na segunda fase preliminar nesta terça (9), contra o Deportivo Lara (VEN), em casa. O Grêmio joga na quarta (10), frente ao Ayacucho (PER), em Porto Alegre. Os brasileiros precisam avançar dessa etapa e da terceira para chegar na de grupos.

Veja a projeção da divisão dos potes para o sorteio dos grupos da Libertadores (na lista os já confirmados e abaixo de cada pote quem pode entrar a depender dos classificados uruguaios):

Cabeças de chave (Pote 1)

Palmeiras (Grupo A por ser o atual campeão) - 4º no ranking
River Plate (ARG) - 1º
Boca Juniors (ARG) - 2º
Flamengo - 6º
Cerro Porteño (PAR) - 11º
Olímpia (PAR) - 12º

Os dois últimos times do pote 1 podem ser:
Nacional (URU) - 5º
Peñarol (URU) - 8º
São Paulo - 13º

Pote 2

Inter - 18º
Atlético-MG - 19º
Independiente Santa Fé (COL) - 21º
Racing (ARG) - 22º
LDU (EQU) - 26º
Universidad Católica (CHI) - 30º
Defensa (ARG) (campeão da Copa Sul-Americana) - 37º

O oitavo time do pote 2 pode ser:
São Paulo - 13º
Barcelona (EQU) - 31º

Pote 3

Vélez Sarsfield (ARG) - 33º
Sporting Cristal (PER) - 35º
América de Cali (COL) - 36º
Fluminense - 39º
The Strongest (BOL) - 40º
Universitario (PER) - 46º
Deportivo Táchira (VEN) - 60º

O oitavo time do pote 3 pode ser:
Barcelona (EQU) - 31º
Argentinos Juniors (ARG) - 81º

Pote 4

Deportivo La Guaira (VEN) - 127º
Unión La Calera (CHI) - 128º
Always Ready (BOL) - 145º
G1 (classificado da fase preliminar)
G2 (classificado da fase preliminar)
G3 (classificado da fase preliminar)
G4 (classificado da fase preliminar)

**O Uruguai pode ter um classificado que não seja Nacional ou Peñarol. Os candidatos são Rentistas (250º) e Montevideo City Torque (sem ranking), que entrariam no Pote 4 e jogariam o Argentinos Juniors para o pote 3.