Juca Kfouri

Juca Kfouri

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Pegar a Inglaterra agora é pior que pegar gripe forte

Se Dorival Júnior pudesse escolher um adversário para enfrentar pela Seleção Brasileira em sua estreia, provavelmente teria preferido qualquer um, menos três: Argentina, França e Inglaterra.

Exatamente três das quatro seleções que estão à frente da brasileira no ranking da FIFA.

A outra é a da Bélgica, de Kevin De Bruyne, também indigesta, mas mais palatável.

As três primeiras seleções do ranking, a Argentina, de Lionel de Messi, a França, de Kylian Mbappé, e a Inglaterra, de Jude Bellingham, além de terem tais gênios em seus times, têm também treinadores há anos e entrosamento total.

Dorival Júnior livrou-se do hermanos e dos algozes nas Copas de 1986, 1998 e 2006, mas enfrentará, no santuário de Wembley, o English Team que se puder golear não economizará esforços neste sábado, às 16 horas, com transmissão da Globo e Sportv.

Porque nós, brasileiros, vivemos entalados na garganta dos inventores do futebol moderno, com 11 vitórias em 26 jogos, apenas quatro derrotas.

Quatro vezes as duas seleções se enfrentaram em Copas do Mundo, com três vitórias nacionais e um empate, exatamente no primeiro embate, em 1958, na Suécia, 0 a 0.

No Chile, em 1962, foi 3 a 1, com show de Mané Garrincha; em 1970, no México, com os ingleses em busca do bi, foi 1 a 0, com gol antológico de Jairzinho depois de combinação entre Tostao e Pelé, e em 2002, no Japão, novo triunfo, por 2 a 1, com o famoso gol de Ronaldinho Gaúcho, por gosto ou sem querer.

Há, também, uma goleada por 5 a 1, 60 anos atrás, mais exatamente em maio de 1964, no Maracanã, que os súditos do Rei Charles adorariam descontar.

Continua após a publicidade

Agora eles veem com Stones, Bellingham, Foden, Harry Cane, Rashford, Saka, contra um Brasil em fase ruim e repleta de desfalques, dos goleiros ao ponta-esquerda.

Entre pegar Bellingham&Cia pela frente e uma gripe forte, é bem capaz que Dorival Júnior optasse pela segunda alternativa.

Se obtiver o 12º empate será uma proeza.

NOTA: Exagerei ao falar em dengue na nota original.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes