Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Brasileiros pelo mundo: como chegam os 'europeus' para a seleção de Dorival

A primeira Data Fifa da seleção brasileira sob o comando de Dorival Júnior começa nesta segunda-feira. O Brasil enfrentará a Inglaterra, no dia 23, em Londres, e a Espanha, três dias depois, em Madri.

Nesta segunda-feira, no CT do Arsenal, o treinador comandará seu primeiro treino desde que assumiu o cargo. O dia de estreia será também de conhecer alguns jogadores que atuam no futebol europeu — e de reencontrar outros, com quem o treinador já trabalhou ou conversou recentemente.

Mas, como esses atletas chegam para os primeiros desafios da seleção em 2024?

Vinícius Júnior (atacante, Real Madrid)

Principal estrela dentre os convocados por Dorival, Vini desequilibrou de novo para o Real Madrid. Ele marcou dois gols e foi o melhor em campo na vitória por 4 a 2 sobre o Osasuna, pela Liga Espanhola. Nos próximos dias, Vinícius será o centro das atenções: sem Neymar, ele se tornou a referência de jogador brasileiro na Europa.

Rodrygo (atacante, Real Madrid)

O duelo contra o Osasuna seguiu a tendência da segunda metade da temporada, em que Rodrygo não tem conseguido manter a média de gols da reta final de 2023: já são 7 partidas sem marcar. Na seleção, ele deve ser muito útil pela capacidade de se adaptar a todas as posições do ataque.

Danilo (lateral/zagueiro, Juventus)

Convocado como lateral-esquerdo, o zagueiro da Juventus atuou durante os 90 minutos no empate sem gols com o Genoa. Considerado um dos pilares da defesa do clube, Danilo será importante também como referência na seleção: ele deve ser um dos líderes de um vestiário repleto de novatos.

Continua após a publicidade
Paquetá, do West Ham, volta à seleção com Dorival
Paquetá, do West Ham, volta à seleção com Dorival Imagem: Andrew Couldridge/Reuters

Lucas Paquetá (meio-campista, West Ham)

O meio-campista manteve o nível de boas atuações pelo West Ham no empate por 1 a 1 com o Aston Villa, pela Premier League. Paquetá é peça cada vez mais fundamental do time londrino e volta à seleção depois de ser deixado de lado por causa de uma investigação sobre apostas esportivas.

Douglas Luiz (meio-campista, Aston Villa)

Do outro lado de West Ham 1 x 1 Aston Villa estava mais um convocado: Douglas Luiz, um dos líderes do meio-campo da equipe de Birmingham. O brasileiro não conseguiu desequilibrar como em outros jogos, mas teve atuação regular. Na temporada, ele já soma 10 gols e 10 assistências.

Richarlison (atacante, Tottenham)

Continua após a publicidade

Os 10 minutos em campo na derrota do Tottenham para o Fulham, por 3 a 0, foram os primeiros de Richarlison desde 17 de fevereiro. O atacante ficou afastado por uma lesão no joelho e foi convocado quando já estava machucado. Antes da lesão, vivia seu melhor momento na Inglaterra, com 9 gols em 11 jogos.

Gabriel Magalhães comemora gol pelo Arsenal: zagueiro será o mais experiente da seleção
Gabriel Magalhães comemora gol pelo Arsenal: zagueiro será o mais experiente da seleção Imagem: Ben Stansall/AFP

Gabriel Magalhães (zagueiro, Arsenal)

A ausência de Marquinhos, machucado, fez de Gabriel o zagueiro mais experiente na seleção brasileira dentre os convocados — os demais são todos estreantes. O papel de liderança é algo que ele já exerce no Arsenal, onde volta a fazer boa temporada. No fim de semana, o time londrino não jogou.

Raphinha (atacante, Barcelona)

O ponta-direita foi titular na vitória por 3 a 0 sobre o Atlético de Madrid no Metropolitano e, mais uma vez, deu dinamismo ao ataque do Barcelona. Foi dele a assistência para o segundo gol, marcado por Lewandowski. Deixou o campo aos 16min do segundo tempo, depois de fazer um sinal para o banco de reservas pedindo para sair.

Continua após a publicidade

Lucas Beraldo (zagueiro, PSG)

Cada vez mais consolidado no clube francês, foi titular na goleada de 6 a 2 sobre o Montpellier, pela Ligue 1. Beraldo é muito elogiado pelo técnico Luis Enrique por causa da saída de bola, característica que também agrada a Dorival Júnior. No domingo, foi substituído aos 24min do segundo tempo.

Bruno Guimarães (meio-campista, Newcastle)

A derrota por 2 a 0 para o Manchester City eliminou o Newcastle da Copa da Inglaterra, mas Bruno Guimarães chega com moral à seleção. Na véspera do confronto, ele recebeu elogios de Pep Guardiola, treinador do rival. Apesar da derrota em Manchester, o meio-campista voltou a jogar bem, articulando as principais jogadas da equipe.

João Gomes (volante, Wolverhampton)

O volante afundou com o Wolverhampton no resultado mais surpreendente das quartas de final da Copa da Inglaterra: derrota por 3 a 2 para o Coventry City, da segunda divisão. Na seleção brasileira, João Gomes larga na frente por ser um jogador que Dorival Júnior já conhece e em quem confia muito.

Continua após a publicidade
Andreas Pereira, do Fulham, chega à seleção com moral
Andreas Pereira, do Fulham, chega à seleção com moral Imagem: Ryan Pierse/Getty Images

Andreas Pereira (meio-campista, Fulham)

O Fulham passou por cima do Tottenham (3 a 0, no sábado), e Andreas mais uma vez foi importante para o desempenho coletivo do time. Mesmo quando não brilha com gols ou assistências, é ele quem organiza o meio-campo e muitas vezes aciona os atacantes do time. Na seleção, espera-se que ele possa dar um toque de criatividade no meio-campo.

Yan Couto e Savinho (lateral-direito e atacante, Girona)

A dupla de convocados jogou os 90 minutos na derrota do Girona para o Getafe, por 1 a 0, no sábado. Com o resultado, o clube catalão caiu para o terceiro lugar na Liga Espanhola. Savinho levou o quinto cartão amarelo e está suspenso para o próximo duelo, contra o Bétis, na volta da Data Fifa.

Wendell, Galeno e Pepê (lateral-esquerdo e atacantes, Porto)

Continua após a publicidade

Com o trio de convocados brasileiros como titular, o Porto goleou o Vizela por 4 a 1 e continua na terceira posição da Liga Portuguesa. Pepê, que foi convocado como substituto de Casemiro, marcou o segundo gol. Wendell atuou durante toda a partida, e Galeno ficou em campo até os 40min da etapa final.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes