Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Brasileiros pelo mundo: Vini marca, novato decide, e Ederson preocupa

A rodada do fim de semana embolou a classificação da Premier League, com a vitória do Arsenal sobre o Brentford (2 a 1) e o empate no duelo entre Liverpool e Manchester City (1 a 1). O embate entre Jurgen Klopp e Pep Guardiola foi marcado pela lesão de Ederson, principal candidato a titular da seleção brasileira para os amistosos contra Inglaterra e Espanha, nos dias 23 e 26 deste mês.

O goleiro se machucou no início do segundo tempo e teve de deixar a partida. Depois do jogo, na área de entrevistas, Guardiola não escondeu o pessimismo com a situação do brasileiro. "Não parece bom", disse, ao ser perguntado sobre a lesão. Ederson fará exames nesta segunda-feira, mas a tendência é que seja cortado pela comissão técnica comandada por Dorival Júnior.

Alisson, o outro goleiro brasileiro no mais alto nível do futebol europeu, também está machucado e não foi convocado. No duelo entre Liverpool e City, a equipe de Klopp teve como titular o irlandês Caoimhín Kelleher.

Vini Jr chegou a 10 gols na Liga Espanhola contra o Celta
Vini Jr chegou a 10 gols na Liga Espanhola contra o Celta Imagem: Angel Martinez/Getty Images

Vini, melhor em campo

O Real Madrid goleou o Celta por 4 a 0, manteve a diferença de 7 pontos para o vice-líder Girona (e de 8 para o Barcelona, terceiro colocado). Mas, ao contrário do que indica o placar, o jogo não foi fácil até a reta final.

No primeiro tempo, quando o time galego complicou a vida dos madrilenhos, quem apareceu para resolver foi mais uma vez Vinícius Junior. O brasileiro deu carretilha, infernizou a defesa rival, e marcou o gol que abriu o placar, na base da insistência, após dois rebotes do goleiro Vicente Guaita.

O desempenho rendeu a ele o prêmio de melhor jogador em campo, dado pela Liga Espanhola. Vini agora soma 16 gols na temporada, dentre os quais 10 no Campeonato Espanhol.

Savinho é um dos destaques da campanha histórica do Girona
Savinho é um dos destaques da campanha histórica do Girona Imagem: David Ramos/Getty Images

Savinho decide e mantém Girona vice

Se o Real Madrid parece cada vez mais próximo do título espanhol, o Girona também vai se aproximando de uma vaga inédita na Champions League. No sábado (9), o clube catalão venceu o Osasuna por 2 a 0, com mais uma boa atuação do ponta Savinho, uma das novidades da convocação de Dorival Júnior para os amistosos deste mês.

Continua após a publicidade

O ex-jogador do Atlético-MG marcou o segundo gol da equipe, que é a sensação da temporada na Espanha. Ele foi, mais uma vez, o principal jogador ofensivo do time, e chegou a 10 gols na temporada, sendo oito deles na Liga.

O lateral-direito Yan Couto, também convocado para a seleção, começou a partida no banco e entrou aos 21min da segunda etapa.

Paquetá: boa fase o levou de volta à seleção brasileira
Paquetá: boa fase o levou de volta à seleção brasileira Imagem: West Ham United FC/Getty Images

Paquetá volta a marcar em empate

De volta à seleção brasileira, Lucas Paquetá continua em boa fase no West Ham depois de se recuperar de uma lesão. Mas, se antes o meia ajudava o time na construção de jogadas e na distribuição de bolas no meio-campo, diante do Burnley ele balançou a rede.

Foi o primeiro gol de Paquetá desde 17 de dezembro, quando ele marcou três vezes diante do Wolverhampton. A tendência, pelo que o UOL apurou com a comissão técnica, é que o ex-jogador do Flamengo tenha papel importante na nova fase da seleção brasileira.

Continua após a publicidade
Lucas Beraldo vai ganhando espaço como titular no PSG
Lucas Beraldo vai ganhando espaço como titular no PSG Imagem: Manuel Queimadelos/Getty

No PSG, Beraldo joga; Marquinhos, não

Na França, o PSG não foi além de um empate (2 a 2) contra o Reims. Mesmo com um time repleto de reservas e Mbappé no banco, o técnico Luis Enrique voltou a confiar em Lucas Beraldo.

O brasileiro, de apenas 20 anos, foi titular novamente, jogando no miolo da defesa — ele também foi testado como lateral-esquerdo no clube. Marquinhos, por sua vez, continua fora; o zagueiro ainda se recupera de uma lesão muscular e nem foi relacionado. Ambos estão na lista da seleção brasileira para os amistosos do fim do mês.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes