Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

ReportagemEsporte

Brasileiros pelo Mundo: goleiro é herói, Vini Jr marca e Antony desencanta

Um goleiro de 32 anos, de um time da sexta divisão inglesa, foi o grande destaque brasileiro na rodada do fim de semana. Lucas Covolan foi o melhor em campo na vitória do Maidstone United sobre o Ipswich, por 2 a 1, pela quarta rodada da Copa da Inglaterra, o torneio de clubes mais antigo do mundo.

Covolan, que jogou no Esportivo de Bento Gonçalves (RS) e no Rio Branco (AC) no Brasil, fez carreira nas categorias inferiores do futebol inglês. Ele foi responsável direto pelo resultado histórico, com duas defesas difíceis na reta final da partida, além de outras intervenções: o Ipswich finalizou 38 vezes.

O resultado é considerado a maior zebra da competição até agora. Afinal, o Maidstone joga em uma liga amadora, enquanto o Ipswich é um dos destaques da Championship e sonha com a Premier League na próxima temporada.

João Pedro brilha com três gols

Também na Copa da Inglaterra, o atacante João Pedro confirmou a grande fase na temporada. Ele marcou três vezes na goleada do Brighton sobre o Sheffield United, por 5 a 2, garantindo a presença do clube treinado por Roberto de Zerbi na próxima fase da competição.

Com dois gols de pênalti e um chute de fora da área, João Pedro chegou a 18 em 30 partidas na sua primeira temporada pelo clube. Ele é o artilheiro da Europa League (6 gols) e o vice-artilheiro da Copa da Inglaterra (5 gols).

Os números desta temporada fazem de João Pedro o brasileiro com mais gols marcados dentre os que defendem clubes das grandes ligas europeias. O bom desempenho já levou o jogador de 22 anos à seleção brasileira: ele foi convocado por Fernando Diniz para os duelos contra Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias.

Antony salva United de vexame

Outro atacante com passagem pela seleção brasileira vive um momento bem diferente, mas teve motivos para comemorar no domingo (28): em sua 23ª partida na temporada, Antony finalmente desencantou.

O ponta marcou um gol e deu uma assistência para Bruno Fernandes na vitória de 4 a 2 do Manchester United sobre o Newport County, da quarta divisão inglesa. Até então, o brasileiro não havia participado de um único gol na temporada. A crise técnica veio acompanhada de um afastamento temporário do clube, devido às denúncias de agressão por uma ex-namorada; o episódio tirou Antony de uma lista de convocados da seleção.

O duelo, pela Copa da Inglaterra, também foi marcado pela volta de Casemiro. Afastado desde novembro devido a uma lesão, o volante foi titular e ficou em campo até os 36min da segunda etapa.

Vini Jr resgata o Real Madrid

Pela segunda rodada seguida, o Real Madrid saiu atrás e precisou de uma virada para somar três pontos no Campeonato Espanhol.

A equipe comandada por Carlo Ancelotti perdia por 1 a 0 para o Las Palmas até os 20min da segunda etapa, quando Camavinga encontrou Vini Jr dentro da área. O brasileiro aproveitou o ótimo passe, dominou e chutou com a perna esquerda para empatar a partida.

O gol mudou a cara do jogo, e aos 40min o Real Madrid fez o segundo com Aurelien Tchouameni. O resultado levou o Real Madrid a 54 pontos em 21 jogos; o Girona, que venceu o Celta por 1 a 0, lidera com 55 pontos e uma partida a mais.

Samuel Lino faz boa temporada pelo Atlético de Madrid
Samuel Lino faz boa temporada pelo Atlético de Madrid Imagem: Denis Doyle/Getty Images

Samuel Lino continua em alta no Atlético

Abaixo de Real Madrid e Girona, o terceiro colocado na Liga Espanhola é o Atlético de Madrid. Uma campanha que tem contado com ótimas atuações de um brasileiro: o ala Samuel Lino, de 24 anos, que faz sua primeira temporada pelo clube.

No domingo (28), Lino marcou o primeiro gol na vitória sobre o Valencia, por 2 a 0, e foi um dos destaques da partida. O gol foi o sexto dele na temporada, e levou o Atlético de Madrid a 44 pontos em 21 partidas, mesmo número do Barcelona.

Revelado pelo São Bernardo e com passagens por Gil Vicente e Valencia, Lino ainda espera uma chance na seleção brasileira.

Barcelona naufraga, e Vitor Roque joga pouco

A noite de sábado (27) foi trágica para o Barcelona no Estádio Olímpico: o time catalão perdeu por 5 a 3 para o Villarreal, num resultado que motivou Xavi Hernández a anunciar que deixará o cargo de treinador no fim da temporada.

O jogo foi marcado por alternâncias e viradas, e novamente Vitor Roque começou no banco. O brasileiro ainda espera sua primeira chance como titular na equipe, e ainda está em busca de seu primeiro gol com a camisa azul e grená.

No sábado, ele entrou em campo aos 32min do segundo tempo, quando o Barcelona vencia por 3 a 2 e chegou a ter uma chance para ampliar o placar, mas o goleiro Jorgensen defendeu o chute com as pernas. Nos minutos finais, depois de uma série de falhas defensivas, o Barcelona levou três gols.

Kaio Jorge marca de novo

Na Itália, Kaio Jorge parece ter encontrado o caminho do gol. No domingo (28), ele marcou no empate por 1 a 1 do Frosinone contra o Hellas Verona. O ex-santista foi titular e fez o gol de empate e deu um ponto importante à equipe diante de um rival direto na luta para escapar da zona baixa da classificação.

O gol é o segundo de Kaio Jorge em uma semana: ele já havia marcado na vitória por 3 a 1 contra o Cagliari, entrando na segunda etapa. Agora, ele soma três gols em 14 partidas disputadas pelo clube na temporada. Outro brasileiro do time, Reinier, ex-Flamengo, começou no banco de reservas e entrou aos 37min do segundo tempo.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes