Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

ReportagemEsporte

Brasileiros pelo Mundo: Jesus justifica frase polêmica em show do Arsenal

Os primeiros 20 minutos do Arsenal contra o Wolverhampton foram uma das maiores exibições do futebol europeu na temporada. O show do início do jogo, que terminou com vitória por 2 a 1, manteve o time de Londres na liderança da Premier League, e ajudou a explicar uma frase de Gabriel Jesus, que acabou gerando polêmica.

Depois da derrota para a Argentina, pelas Eliminatórias, o atacante disse que fazer gols não era seu ponto forte. A ideia do jogador era falar que ele tem outras características importantes, mas a frase acabou sendo interpretada de outra forma — e Jesus acabou criticado pela imprensa e pela torcida.

Diante do Wolverhampton, o atacante explicou em campo o que quis dizer: ele participou diretamente dos dois gols. No primeiro, recebeu a bola de costas, segurou a posse como um pivô de futsal e tocou para o japonês Tomiyasu dar o passe para Saka marcar. No segundo, o brasileiro fez uma tabela de primeira com Zinchenko, que encontrou Odegaard na área para fazer 2 a 0.

A vitória do Arsenal teve ainda boa atuação de Martinelli, jogando pela ponta-esquerda com a ajuda de Leandro Trossard como meio-campista, em um desenho com apenas um volante de ofício. Outro jogador da seleção que apareceu bem foi Matheus Cunha, autor do gol do Wolverhampton — o quarto na temporada e o terceiro nas últimas seis partidas.

Rodrygo comemora gol pelo Real Madrid contra o Granada
Rodrygo comemora gol pelo Real Madrid contra o Granada Imagem: Divulgação/Twitter/Real Madrid

Sem novidades: Rodrygo marca de novo

Na Espanha, a melhor fase da carreira de Rodrygo continua: o brasileiro marcou o segundo gol da vitória do Real Madrid sobre o Granada, por 2 a 0. Foi o nono gol dele pelo clube na temporada, e o sétimo nos últimos cinco jogos. A ótima sequência inclui ainda quatro assistências, somando 11 participações em gols desde 8 de novembro. O ótimo momento individual também reflete no coletivo: o Real Madrid já garantiu o primeiro lugar do grupo na Champions League e é o líder de La Liga.

Yan Couto celebra com Stuani na vitória do Girona sobre o Valencia
Yan Couto celebra com Stuani na vitória do Girona sobre o Valencia Imagem: GironaFC/Divulgação

Yan Couto dá vida ao Girona

Continua após a publicidade

A maior ameaça à liderança do Real Madrid na Liga Espanhola continua sendo o Girona. No sábado (2), a equipe catalã perdia para o Valencia até os 36 do segundo tempo, quando o lateral-direito Yan Couto entrou em campo. No minuto seguinte, o brasileiro encontrou Stuani na área, com o cruzamento de perna esquerda, para empatar o jogo. Seis minutos depois, outra bola lançada na área acabou no fundo da rede, após dividida de Stuani com o zagueiro Mosquera.

Com a vitória por 2 a 1, o Girona chegou a 38 pontos, mesmo número do Real Madrid (perde pelo confronto direto). Para Yan Couto, a atuação individual dá novo fôlego na briga por uma posição no time. Ele só foi titular em um dos cinco últimos jogos da equipe.

Félix marcou o gol da vitória após assistência de Raphinha
Félix marcou o gol da vitória após assistência de Raphinha Imagem: David S.Bustamante/Soccrates/Getty Images

Raphinha da assistência e para na trave

Em outro jogo importante para as primeiras posições da Liga Espanhola, Barcelona e Atlético de Madrid se enfrentaram no Olímpico de Montjuic. Raphinha voltou a ser titular na ponta-direita do clube catalão e, mais uma vez, teve intensa participação ofensiva. Logo no início da partida, o brasileiro perdeu ótima chance diante do goleiro Oblak; mais tarde, aos 28 min, ele arrancou pelo meio e deu passe para João Félix abrir o placar. Na segunda etapa, uma jogada que poderia terminar em golaço acabou parando na trave.

Outro brasileiro no duelo, Samuel Lino, do Atlético, entrou no segundo tempo e criou boas chances, também jogando pela ponta-direita. Na melhor delas, ele acabou correndo mais que a bola e não conseguiu aproveitar um passe de Memphis. No fim, o Barcelona venceu por 1 a 0, chegando a 34 pontos e ficando com a terceira posição.

Continua após a publicidade
Bruno Guimarães participou da jogada do gol marcado por Gordon
Bruno Guimarães participou da jogada do gol marcado por Gordon Imagem: Alex Dodd - CameraSport via Getty Images

Dupla do Newcastle freia embalo do United

Apesar da campanha ruim na Champions League, o Manchester United somava três vitórias seguidas na Premier League. Até encarar o Newcastle, em St James' Park.

Com atuação sólida da dupla Bruno Guimarães e Joelinton no meio-campo, o time comandado por Eddie Howe venceu o confronto por 1 a 0, gol de Anthony Gordon. Bruno participou ativamente das jogadas de ataque, incluindo o lance do gol: foi dele o passe para o cruzamento de Trippier que encontrou Gordon livre para marcar.

João Pedro marcou em todos os jogos após voltar da seleção
João Pedro marcou em todos os jogos após voltar da seleção Imagem: Lewis Storey/Getty Images

João Pedro mantém boa fase pós-convocação

Continua após a publicidade

A primeira chamada para a seleção brasileira principal fez bem para João Pedro. Desde que voltou dos jogos contra Colômbia e Argentina, o atacante do Brighton marcou quatro gols em três partidas. No domingo (3), ele entrou em campo aos 12 min da etapa final e fez o segundo na derrota por 3 a 2 para o Chelsea. Na quinta-feira (30), pela Europa League, o centroavante havia balançado as redes de pênalti, na vitória por 1 a 0 sobre o AEK Atenas.

Arthur sofreu pênalti e fez boa partida contra a Salernitana
Arthur sofreu pênalti e fez boa partida contra a Salernitana Imagem: Fiorentina/Divulgação

Arthur vai bem em vitória da Fiorentina

Em sua primeira temporada na Fiorentina, o volante Arthur já se consolidou como opção do treinador Vincenzo Italiano. Na vitória por 3 a 0 sobre a Salernitana, o brasileiro atuou durante os 90 minutos e teve bom desempenho no meio-campo, tanto defensivamente quanto na criação de jogadas. Ele sofreu o pênalti que deu origem ao primeiro gol, marcado pelo argentino Lucas Beltrán.

Defesa do Nice, liderada pelo brasileiro Dante, passou 78 dias invicta
Defesa do Nice, liderada pelo brasileiro Dante, passou 78 dias invicta Imagem: Divulgação

Defesa perfeita de Dante cai após 78 dias

Continua após a publicidade

A melhor defesa da Europa caiu após 78 dias sem levar gols. A derrota do Nice para o Nantes, por 1 a 0, no sábado (2), marcou o fim de uma invencibilidade que batia recordes na França. Com a derrota, o time que tem como capitão o zagueiro Dante fica mais distante do líder PSG, que venceu na rodada. Apesar do resultado ruim, a temporada do brasileiro é notável: aos 40 anos, ele é um dos destaques do time, que continua com a melhor defesa das grandes ligas europeias.

Evanilson já chegou a 10 gols e igualou marca da temporada passada
Evanilson já chegou a 10 gols e igualou marca da temporada passada Imagem: Pedro Nunes/Reuters

Evanílson marca e já soma 10 gols

Em Portugal, quem continua em bom momento é um atacante: Evanílson, ex-Fluminense, marcou o primeiro na vitória do Porto sobre o Famalicão e chegou a 10 gols na temporada, somando todas as competições. Com a marca, ele já igualou em 13 jogos o número de gols marcados na temporada 2022/23, em 41 partidas.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes