Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Renato Gaúcho e Diego Costa formam uma dupla explosiva, mas positiva

Voltando ao futebol interno, vou escrever sobre o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, do competente treinador Renato Gaúcho, que é hexacampeão gaúcho e irá para a sétima decisão consecutiva.

Não vou entrar na parte do time ou se o Grêmio é o grande favorito ou não, porque terá pela frente uma boa equipe e encardida de se jogar contra, que é o Juventude, da linda cidade de Caxias.

Mas quero entrar na capacidade do Renato de acreditar em jogadores já mais velhos e muitos já desacreditados no futebol, ou com rejeição dos grandes clubes, e tirar deles o seu máximo do momento.

Ele já conseguiu isso com Léo Moura, Cortês, Jael, Cícero, entre outros, e agora está fazendo o mesmo com o Diego Costa, que é um jogador de Copa do Mundo e passagens por grandes equipes europeias, como Chelsea e Atlético de Madri.

Sempre achei um ótimo jogador, com presença de área, forte fisicamente, com ótima finalização, mas que muitas vezes solta um cotovelo a mais nos zagueiros.

Mas com muita presença de área, sendo um centroavante com muitas alternativas técnicas para fazer gols.

Na vitória por 3 x 2 contra o Caxias, fez dois gols, sendo que o primeiro mostrou muita qualidade para acompanhar a jogada e oportunismo de chegar na segunda trave para finalizar um chute cruzado que iria para fora.

Já o segundo foi um golaço de verdade, matando a bola no peito, tirando o zagueiro da jogada, ficando frente a frente com o goleiro e dando um tapa preciso e forte para marcar.

Beleza, é só o campeonato estadual e precisamos esperar a Copa Libertadores, Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, que são mais difíceis e exigem muito dos jogadores, principalmente do lado comportamental.

Continua após a publicidade

Dizem que Diego é um cara difícil de se lidar e que não é muito de grupo, mas isso é problema do Renato Gaúcho, que terá que conduzir essa situação.

O Renato falhou feio na tentativa de recuperação do Luan, mas não foi só ele, porque no Corinthians ninguém conseguiu.

O seu erro nesse caso foi confiar na vontade e nas palavras do Luan, que não cumpriu com o acordo de treinar e se entregar para ser útil, tanto que já está no Vitória da Bahia, que para mim será a sua última chance num clube de expressão.

O início está sendo muito bom e Diego, sem dúvida alguma, trouxe mais agressividade ofensiva e força dentro da área adversária.

Com a saída do espetacular Luis Suárez, o Grêmio precisava encontrar alguém de peso para substituí-lo.

Suárez é genial e foi incrível no ano passado com a camisa 9 do tricolor gaúcho. Não existem comparações técnicas entre um e outro. Mas Diego também é um fazedor de gols, ótimo fazendo o pivô, puxando muito bem o contra-ataque, como vimos no gol de Cristaldo, que veio de um chutão alto direcionado para Diego. Ele clareou totalmente a jogada com uma ajeitada de cabeça ainda no meio de campo, e dali saiu toda a jogada desse gol.

Continua após a publicidade

Achei ótima essa aposta de Renato, que confia e acredita muito na habilidade de lidar com jogadores problemáticos, mas bons de bola.

Vamos esperar como serão as finais, porque com Diego Costa em campo, tudo pode acontecer.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes