Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Dorival estreia na seleção e para mim o Endrick deveria ser titular

No próximo sábado (23), o Brasil fará seu primeiro amistoso do ano. Além de marcar a estreia de Dorival Jr como treinador da seleção, a partida também contará com vários jogadores estreantes e outros que voltam depois de um longo período.

No histórico estádio de Wembley, em Londres, o Brasil enfrentará a forte seleção inglesa. No entanto, não podemos usar a Premier League como parâmetro, já que nela está a maioria dos melhores jogadores estrangeiros do mundo, incluindo vários da comunidade europeia.

O English Team evoluiu muito tecnicamente e conta com uma ótima geração de jogadores, como Jude Belingham, Harry Kane, Phil Foden, Cole Palmer e Saka, por exemplo. Este confronto não será fácil para uma seleção brasileira em baixa, com um grupo ainda em formação e um trabalho árduo pela frente para recuperar o respeito pela camisa do Brasil, conquistar o torcedor brasileiro e criar uma identificação que se perdeu há algum tempo.

O ano de 2023 foi um dos piores da história da nossa seleção. Após 60 anos, terminamos com mais derrotas do que vitórias, quebrando todos os recordes negativos.

O que podemos esperar desse jogo? Espero ver jogadores comprometidos, focados e jogando com verdadeiro amor pela nossa camisa, e não apenas de forma superficial. Sem dúvida não será fácil vencer a Inglaterra, muito menos se ficarmos fechados atrás.

Sinceramente, não estou com expectativas de vitória, pois este é o início de um trabalho difícil que está nas mãos do bom treinador Dorival Jr, que é um estreante. Claro que não sabemos como estão sendo os treinos, pois nem os jornalistas conseguem assistir a eles por completo. A prática de portões fechados é algo que considero bobagem.

Já cobri treinos e jogos da seleção brasileira por 20 anos seguidos (de 1999 até 2019), inclusive em Teresópolis. Naquela época, tínhamos uma noção das ideias dos treinadores e fomos pentacampeões sem esconder treinos.

Vamos analisar a primeira convocação de Dorival para "brincarmos de treinador" e escalar a nossa seleção. Lembrando que o Richarlison está sendo observado nos treinos porque se apresentou sem estar 100% por causa de lesão na semana anterior.

Eu acho que Dorival entrará com a seguinte escalação: Rafael; Danilo, Murilo, Beraldo e Ayrton Lucas; Douglas Luiz, Bruno Guimarães e Paquetá; Rodrygo, Richarlison e Vinicius Jr.

Continua após a publicidade

Agora, qual seria a minha escalação? Seria assim: Rafael; Danilo, Murilo, Beraldo e Ayrton Lucas; André, Bruno Guimarães e Paquetá; Rodrygo, Endrick e Vinicius Jr.

Bom, claro que isso é uma brincadeira de tentar adivinhar o time do Dorival e montar o meu. Dois zagueiros foram cortados, Marquinhos e Gabriel Magalhães, então por lógica a zaga tem que ser com os que ficaram da lista oficial, que são Murilo e Beraldo. Porque não fará sentido entrar o Bremer ou Fabrício Bruno, que foram chamados para cobrir os cortados. De qualquer forma, será um amistoso muito complicado.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes