Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

O Sr. Belmonte deve desculpas ao Abel Ferreira pela frase xenofóbica

Muitas pessoas atacam as pessoas que se posicionam ao invés de discordarem. Isso em tudo o que acontece na sociedade, e claro que o futebol está incluído.

Li vários textos sobre o caso do Carlos Belmonte, diretor do São Paulo, usando uma fala xenofóbica e agressiva em relação ao Abel Ferreira, treinador do Palmeiras: "Português de m....".

Essa fala tem muitas mensagens dentro dela, passando por desrespeito, falta de educação, abrangendo agressividade excessiva e, obviamente, xenofobia. Para começar, o Sr. Belmonte deveria se desculpar urgentemente com o Abel Ferreira e com o Palmeiras, porque o pacote da frase é bem pesado e agressivo. Depois, deveria se preocupar com o que falou e avaliar de verdade se uma pessoa nervosa e com raiva tem o direito de falar o que quiser e depois, com a cabeça mais fria, se explicar.

Dentro de uma fala, existem conceitos e valores da própria pessoa, e nesse específico ficou bem à mostra a xenofobia do Carlos Belmonte, pelo menos nesse caso, porque eu nunca ouvi nenhuma outra fala xenofóbica que ele tenha disparado para alguém.

Acho que o caso é mais dele rever alguns conceitos e avaliar porque ele disparou uma frase tão feia como essa na direção de alguém. Mas, sem dúvida alguma, pedir desculpas e se explicar publicamente reconhecendo o erro que cometeu mostraria que entendeu a agressividade do que falou. Caso contrário, em breve soltará outra frase desse tipo para alguém.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes