Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Viva os campeões nacionais! Mas o nosso Brasil é mais do que isso

O Campeonato Brasileiro das Séries A, B, C e D mostra, por meio do futebol, o tamanho, as belezas e a importância do Brasil, e enaltece quatro regiões diferentes.

Com o Palmeiras praticamente bicampeão da Série A, mostra-se a força do futebol dos últimos anos na região Sudeste do país. Nos últimos anos, o domínio foi total por terem clubes com maior investimento, com mais entrada de dinheiro, assim tendo a possibilidade de ter jogadores mais bem qualificados.

Já nas Séries B e D, os títulos vieram da lindíssima região Nordeste, com a volta de um clube importante no cenário nacional chegando a ser vice-campeão em 1993, que é o Vitória. Se o Bahia permanecer na Série A, teremos de volta o Ba-Vi na elite do futebol brasileiro. Na Série D, temos o ressurgimento de um grande time de Fortaleza, que é o Ferroviário, que nos anos 70 e 80 estava sempre jogando o principal campeonato do país.

Lembro-me que em 1982 nós, do Corinthians (naquela época), fomos numa quarta-feira à noite assistir no Castelão a Ferroviário x Flamengo porque jogaríamos na quinta-feira no mesmo estádio com o Fortaleza. É um grande time do Nordeste que inicia a sua escalada sendo campeão da Série D para uma possível volta à elite nacional, como já fizeram outros clubes nos últimos tempos.

Agora teremos uma novidade boa na Série B de 2024, que será a presença do Amazonas, campeão da Série C, que junto com o Remo e Paysandu representaram a gigante e importante região Norte do país. O time do Amazonas representa a Amazônia Ocidental, já Paysandu e Remo representam a Amazônia Oriental, porque é dessa forma que a Amazônia Legal é dividida.

Pois é, gente, o nosso Brasil é gigante, lindo, surpreendente, curioso, mas o futebol consegue viajar por todas essas diferenças pela paixão por esse esporte. Este texto não é só para homenagear os campeões de futebol de todas as séries, mas também para homenagear todo o Brasil: todos os estados, cidades, etnias, sotaques que juntos formam uma beleza natural invejável. Não somos mais o país do futebol, mas nosso Brasil continua lindo independentemente de lados políticos, diferentes torcidas de times, cor da pele, diferença de gênero, religião. Enfim, tudo isso faz parte do mesmo Brasil.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes