Após polêmica em título corintiano, Paulista terá VAR a partir do mata-mata

O Campeonato Paulista de 2018 terminou nos tribunais depois de intensa polêmica sobre o comportamento da arbitragem na decisão entre Palmeiras e Corinthians, vencida pelos corintianos. Para evitar um novo problema desta magnitude, a Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou que a edição de 2019 do torneio vai contar com o árbitro de vídeo (VAR).
Os árbitros terão a tecnologia à disposição a partir das quartas de final, quando se inicia a fase mata-mata com os oito melhores times da competição.
Todo o custo operacional do VAR será de responsabilidade da Federação Paulista, segundo divulgou a própria entidade nesta terça-feira, durante o sorteio dos grupos para o torneio do ano que vem.
Além do VAR, o Paulistão terá nova alteração significativa em seu regulamento. Prática comum de equipes do interior nos últimos anos, a "venda do mando de campo" está vetada, embora os clubes possam alterar seu local de mandante e ainda mandar partidas na mesma cidade do adversário.
Cada time pode contar com 26 jogadores (23 atletas de linha e três goleiros) e um número ilimitado da base (sub-21 que tenham registro de pelo menos um ano no clube).
O regulamento básico da competição também segue o mesmo. Os 16 participantes foram divididos em quatro grupos, e cada time enfrentará apenas adversários das outras chaves.
O líder e o vice-líder de cada grupo avançam e se enfrentam na fase quartas de final, em duelos de ida e volta. As semifinais também terão dois jogos, assim como a grande decisão. O campeão do estadual paulista receberá um prêmio de R$ 5 milhões.
Confira os grupos do Campeonato Paulista de 2019:
Grupo A: Ponte Preta, Red Bull, São Caetano e Santos
Grupo B: Guarani, São Bento, Novorizontino e Palmeiras
Grupo C: Mirassol, Ferroviária, Bragantino e Corinthians
Grupo D: Oeste, Ituano, Botafogo-SP e São Paulo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.