Topo

Na corda bamba, Corinthians precisa de virada para evitar "férias" forçadas

Carille orienta jogadores do Corinthians na véspera da decisão com o Bragantino - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Carille orienta jogadores do Corinthians na véspera da decisão com o Bragantino Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

22/03/2018 04h00

O Corinthians de Fábio Carille será colocado em xeque na noite desta quinta-feira. Atual campeão paulista, o time precisa de uma virada sobre o Bragantino em Itaquera para evitar uma eliminação precoce no Estadual e "férias" forçadas de 23 dias.

Se não conseguir passar à semifinal, o Corinthians só voltará a atuar em jogo oficial no dia 15 de abril, na estreia do Campeonato Brasileiro, diante do Fluminense.

Para evitar o primeiro grande fiasco de era Carille, o Corinthians, que perdeu por 3 a 2 na partida de ida, terá de vencer o Bragantino por dois gols de diferença. Se derrotar o adversário por um gol de saldo, a decisão será nos pênaltis.

Diante da necessidade de fazer gols em Itaquera e de evitar gols do adversário, o treinador corintiano fará mudanças significativas no time. Gabriel dará lugar a Ralf, enquanto Romero e Emerson Sheik serão substituídos por Júnior Dutra e Mateus Vital, respectivamente.

Com isso, a equipe alvinegra ganha em altura. Vale lembrar que dois dos três gols marcados pelo Bragantino nasceram de bolas alçadas na área. O problema, inclusive, acompanha o Corinthians desde o segundo semestre da temporada passada.

Júnior Dutra - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Dutra ganhará nova chance no Corinthians
Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

"O Gabriel sabe por que está deixando esse jogo. É porque o Ralf é melhor na bola aérea, e o Bragantino é forte nisso. Ele está deixando o time nesse jogo por conta disso", disse o volante Maycon na véspera da decisão.

O Corinthians também não poderá contar com o lateral Fagner, que serve a seleção brasileira nos amistosos na Europa. Em seu lugar, jogará Mantuan, que entrou em campo no segundo tempo da partida de ida e acabou dando espaços pelo lado direito.

Solidez caipira

Precisando fazer pelo menos dois gols para se classificar no tempo normal, o Corinthians terá de superar uma das melhores defesas do campeonato. O Bragantino sofreu apenas oito gols nos 12 jogos da fase de grupos.

A tendência é que o time alvinegro volte a atuar com um jogador na referência do ataque. Assim, Júnior Dutra voltará a ser escalado nessa posição, embora tenha marcado apenas um gol com a camisa corintiana.

No banco de reservas, Matheus Matias, jovem artilheiro do ABC e contratado no mês passado, ficará à disposição de Carille pela primeira vez. O atleta de 19 é o único centroavante da lista de relacionados da equipe.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS x BRAGANTINO

Data: 22 de março de 2018, quinta-feira
Horário: 20h (de Brasília)
Competição: Campeonato Paulista (volta das quartas de final)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Tatiane Sacilotti Camargo

CORINTHIANS: Cássio; Mantuan, Balbuena, Henrique e Sidcley; Ralf e Maycon; Mateus Vital, Rodriguinho e Clayson; Júnior Dutra. Técnico: Fábio Carille.

BRAGANTINO: Alex Alves; Diego Macedo, Lázaro, Guilherme Mattis e Fabiano; Adenílson e William Schuster; Vitinho, Danilo Bueno e Léo Jaime; Matheus Peixoto. Técnico: Marcelo Veiga.