PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Morador de Santos, Domingos volta à Vila após 9 anos para encarar Gabigol

Domingos defendendo a camisa do Santos em 2009, quando marcou Ronaldo Fenômeno  - Fernando Donasci/Folhapress
Domingos defendendo a camisa do Santos em 2009, quando marcou Ronaldo Fenômeno Imagem: Fernando Donasci/Folhapress

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

25/02/2018 04h00

O duelo entre Santos e Santo André, às 19h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela nona rodada do Campeonato Paulista, marca um duelo entre o zagueiro Domingos, atleta revelado no time da Baixada e que ainda é morador da cidade litorânea, e o atacante Gabriel Barbosa, que possui 100% de aproveitamento desde que retornou ao clube: foram três gols em três jogos.

Domingos sobe e desce a Serra do Mar quase todos os dias para treinar no ABC paulista. O defensor reside próximo a Vila Belmiro, no bairro Marapé, em Santos. No entanto, o zagueiro voltará a atuar no alçapão santista após noves anos.

Formado na base santista, o zagueiro foi lançado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, em 2004, e ganhou fama pelo estilo firme dentro das quatro linhas, adotando o melhor estilo “xerifão”.

Pelo Santos, o zagueiro raiz conquistou um título brasileiro e dois estaduais e acumula diversas passagens, interrompidas por empréstimos e marcada por episódios polêmicos.

Apesar do estilo intimidador, Domingos não tem conseguido evitar um desempenho pouco animador em números. O clube do ABC Paulista possui a segunda pior defesa da competição, com 11 gols sofridos.

Gabigol, por sua vez, alavancou um início tímido do Santos, titubeante, para a condição de time em ascensão. Foi protagonista em todas as partidas que disputou e tem ganhado elogios públicos do técnico Jair Ventura.

Autor de três gols em três partidas, o último deles na vitória por 1 a 0 no clássico diante do São Paulo, no Morumbi, Gabigol terá mais um desafio: passar por Domingos.

O Santos centraliza em Gabriel Barbosa, principal investimento do clube, a esperança de aumentar a boa fase na temporada. Existia a expectativa de o camisa ser poupado para o clássico contra o Corinthians no próximo final de semana, pois está “pendurado” com dois cartões amarelos, mas ele deve jogar.

Além de Domingos, outros dois ex-santistas estarão em campo pelo adversário: o volante Adriano, revelado pelo clube e que foi campeão da Copa Libertadores da América em 2011, e o atacante Walterson, com passagem rápida na gestão de Modesto Roma.

Para a partida, o Santos deve poupar o volante Renato e o atacante Copete, este último com desconforto muscular na coxa direita. Vitor Bueno e Arthur Gomes devem ser os substitutos, respectivamente. David Braz, que cumpriu suspensão no clássico contra o São Paulo na última rodada, retorna ao time. Com isso, Gustavo Henrique voltará ao banco de reservas.

Ficha Técnica
Santos x Santo André

Data e horário: 25/02/2018, às 19h30
Local: Vila Belmiro, em Santos-SP
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Auxiliares: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Gustavo Rodrigues de Oliveira

Santos: Vanderlei, Daniel Guedes, David Braz, Lucas Veríssimo, Jean Mota; Alison, Vecchio e Vitor Bueno (Léo Cittadini); Arthur Gomes, Gabigol e Sasha.
Técnico: Jair Ventura. 

Santo André: Neneca; Dudu Vieira, Domingos, Suéliton e Lorran; Adriano, Tinga e Guilherme Garré; Hugo Cabral, Lincom e Walterson.
Técnico: Sérgio Soares

Futebol