Topo

Cruzeiro projeta gordura e vantagem em decisões em clássico com Atlético-MG

Se vencer o rival, Cruzeiro pode abrir seis pontos de vantagem contra o Atlético na tabela - Bruno Cantini/Atlético MG/Divulgação
Se vencer o rival, Cruzeiro pode abrir seis pontos de vantagem contra o Atlético na tabela Imagem: Bruno Cantini/Atlético MG/Divulgação

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

26/01/2019 04h00

A temporada do futebol brasileiro mal começou e o Cruzeiro já tem pela frente um clássico contra o Atlético-MG. Além da vitória contra seu maior rival já na terceira rodada do Campeonato Mineiro, em jogo às 11h deste domingo (27), a equipe celeste mira os benefícios em longo prazo de um eventual triunfo no Mineirão.

Ao fim das duas primeiras rodadas, o Cruzeiro segue 100% no estadual, com seis pontos. Em situação distinta, o Atlético perdeu sua última partida e está com apenas três. Por isso, vencer o clássico diante da torcida significará para a Raposa colocar seis pontos de vantagem sobre o rival. Ao fim da primeira fase, terminar melhor e também no topo da tabela dará vantagem à Raposa nos mata-matas, além de poder decidir os compromissos dentro de casa.

"O histórico do campeão é quase sempre de quem faz a melhor campanha na primeira fase. Quem tem a vantagem com certeza fica mais perto do título. Vamos buscar terminar em primeiro, pois vai favorecer na reta final da competição. Se a gente puder abrir vantagem é sempre importante", comentou o goleiro Fábio.

Para ilustrar a importância de terminar bem na tabela, basta voltar no tempo em apenas uma temporada. No ano passado, o Cruzeiro terminou na ponta e decidiu o título estadual no Mineirão. Na partida de ida contra o Atlético, uma derrota por 3 a 1 quase deixou a equipe celeste com o vice. Mas o time de Mano venceu por 2 a 0 no jogo da volta, fez valer a vantagem e ficou com a taça.

"É sempre importante, principalmente quando você tem uma oportunidade de abrir vantagem no início da competição, independente de ser o Atlético, América ou outros adversários. Daqui a pouco começam as outras competições, as equipes vão se fortalecendo mais, entrosando em todos os aspectos. Os jogos se tornarão mais difíceis. Quando mais cedo você tiver essa chance de abrir vantagem, mais confiança passará ao nosso trabalho e ao torcedor", acrescentou.