PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Embalado por goleada, Cruzeiro tenta antecipar classificação no Mineiro

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

01/03/2014 06h00

Depois da boa atuação contra a Universidad de Chile pela Libertadores, o Cruzeiro entra em campo neste sábado de Carnaval pelo Campeonato Mineiro disposto a encaminhar a classificação para as semifinais. Contra o Minas Boca, às 16h30, no Mineirão, a equipe celeste usará os titulares para tentar antecipar a vaga à fase final do Estadual.

Sem lamentações pelo dia de trabalho no feriado, o meia Everton Ribeiro garante que o time entrará em campo com um só objetivo. “Vamos entrar focados em todos os jogos. Ano passado não teve jogo no carnaval, mas este ano tem e temos que entrar para ganhar”, disse o camisa 17, que também visa a classificação por antecipação para a próxima fase.

Porém, além de vencer o Minas Boca, o Cruzeiro necessita de tropeços de Tombense e Caldense para garantir a classificação matematicamente para a próxima fase. “Vamos fazer o melhor e conseguir a vitória. Se os dois tropeçarem, nós iremos ficar contentes de nos classificarmos com antecedência. Mas vamos pensar só no nosso jogo que é mais importante”, afirmou Everton Ribeiro.

O técnico Marcelo Oliveira, que estará completando 70 jogos à frente do clube, valoriza a classificação de forma antecipada, mas prefere focar na manutenção da liderança. “A gente tem chance de se classificar antecipadamente, o que é muito bom. Mas temos o objetivo maior do primeiro lugar, que dará vantagens na final de jogar a segunda no Mineirão”, ressaltou.

Por conta do objetivo, o técnico preferiu não dar descanso aos titulares e vai escalar o Cruzeiro com o que tem de melhor, até para dar mais ritmo aos jogadores e tentar manter a sequência de boas atuações. O time será praticamente o mesmo que goleou os chilenos na última terça-feira, apenas com uma alteração no meio-campo. Nilton entra na vaga de Lucas Silva.

A mudança tem um caráter experimental para o treinador, que está preocupado com a fragilidade da marcação no meio e quer um time mais consistente visando a disputa da Libertadores, onde o Cruzeiro está na liderança do embolado grupo 5 apenas pelo saldo de gols. Por isso, vai testar o volante no Estadual, em seu primeiro jogo como titular na temporada, e uma alternativa para o esquema da equipe.

“O nosso time ataca muito, é envolvente, faz isso quase que durante o jogo todo. Embora esteja ganhando, a gente sempre busca mais gols. Às vezes damos oportunidades para o adversário e principalmente os meias jogarem, contra o Real Garcilaso foi assim. Tenho tido essa preocupação de marcar melhor com os volantes, porque a gente ataca muito com os meias e os laterais”, explicou o treinador.

O adversário encarregado de parar o líder isolado do Mineiro e frustrar os planos de Marcelo Oliveira já é bem conhecido. O Minas Boca, time de Sete Lagoas que está disputando o módulo I do Campeonato Mineiro pela primeira vez, já enfrentou o Cruzeiro em um jogo-treino no início da temporada. Na ocasião, a equipe da capital venceu por 3 a 1 com relativa facilidade.

Agora o time do interior tenta escrever uma história diferente pensando na permanência na primeira divisão e até um sonho com a classificação. A apenas três pontos da zona de rebaixamento, a equipe precisa buscar um bom resultado fora de casa, que poderia ser até mesmo um empate. Já em caso de vitória o time poderia até entrar no G-4 dependendo da combinação de resultados.

CRUZEIRO X MINAS BOCA

Data: 1/3/2014 (sábado)
Horário: 16h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Árbitro:  Gabriel Murta Barbosa Maciel
Assistente: Marcus Vinícius Gomes e Ricardo Vieira Rodrigues

Cruzeiro

Fábio; Ceará, Bruno Rodrigo, Dedé e Egídio; Rodrigo Souza, Nilton, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Dagoberto e Marcelo Moreno

Técnico: Marcelo Oliveira

Minas Boca

Cristiano; Jabá, Micão, Reginaldo e Leandrinho; Rafinha, Christiano, Félix Jonatan e Felipe; Ely Thadeu e Fábio Júnior

Técnico: João Carlos

Futebol