Topo

Histórico: Roberto Firmino iguala marca artilheira de Adriano na Champions

Dave Thompson/AP
Imagem: Dave Thompson/AP

Do UOL, em São Paulo

24/04/2018 19h40Atualizada em 24/04/2018 20h02

Os dois gols de Roberto Firmino na goleada do Liverpool por 5 a 2 sobre a Roma o colocaram na história da Liga dos Campeões. O camisa 9 do time inglês se juntou nesta terça-feira (24) ao também brasileiro Adriano como jogadores que levaram menos partidas para marcar os seus primeiros 10 gols pelo torneio continental.

Ao todo, tanto Roberto Firmino como Adriano levaram 11 partidas para alcançar seus 10 primeiros tentos. As marcas são as melhores de todos os tempos da competição, que começou a ser disputada em 1955.

Adriano levou uma temporada e meia para alcançar a marca, que não conta gols na repescagem do torneio. Na Liga dos Campeões de 2004/2005, o atacante, que atuava pela Inter de Milão, fez sete gols em sete jogos. Apesar de começar a temporada seguinte mal, o camisa 10 da equipe italiana chegou a marca de 10 gols após fazer 3 contra o Artmedia (atual Petr?alka), da Eslováquia, em seu 11º jogo de Liga dos Campeões, ainda na fase de grupos, no segundo semestre de 2005.

Adriano - Yves Herman/Reuters - Yves Herman/Reuters
Imagem: Yves Herman/Reuters

Ao contrário do Imperador, Roberto Firmino alcançou a marca em apenas uma temporada. O atacante, que fez 6 gols na fase de grupos da atual Liga dos Campeões, marcou também um gol na goleada por 5 a 0 contra o Porto e outro na vitória por 2 a 1 sobre o Manchester City. Nesta quarta-feira, ele alcançou o recorde ao fazer o quarto e o quinto gol do Liverpool em Anfield. O último gol foi o 50º do brasileiro com a camisa dos Reds.

Caso faça um gol também no jogo de volta, que vai acontecer no Estádio Olímpico de Roma, Firmino também poderá ser o 15º jogador a fazer mais de 10 gols em uma única edição da Liga dos Campeões. A lista, que teve Salah incluído nesta terça-feira, tem os brasileiros Rivaldo, Jardel, Kaká e Neymar incluídos.