PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Com Jardel na mira, Neymar busca "Top 3" de artilheiros brasileiros na Liga

Neymar comemora gol do PSG contra o Bayern de Munique - Charles Platiau/Reuters
Neymar comemora gol do PSG contra o Bayern de Munique Imagem: Charles Platiau/Reuters

João Henrique Marques

Do UOL, em Paris

31/10/2017 04h00

Falta pouco. Apenas um gol. É o que Neymar precisa nesta quarta-feira, às 15h45min (de Brasília), no duelo entre Paris Saint-Germain e Anderlecht, no Parque dos Príncipes, em Paris, para entrar no Top 3 dos artilheiros brasileiros na Liga dos Campeões. Com 24 gols, em 41 jogos disputados ao longo de cinco edições, o camisa 10 tem média de gols suficiente para em pouco tempo virar o maior goleador do país na história da competição.

No ranking, o próximo a ser ultrapassado é o ex-centroavante Jardel. Defendendo o Porto e o Galatasaray, ele marcou 25 gols, em 46 jogos. O líder é Kaká, com 30 gols somados em defesa do Milan e Real Madrid. Rivaldo é o segundo com 27 gols, em 73 jogos no total somando as passagens por Barcelona, Milan e Olympiakos.

Pelo PSG, Neymar marcou nesta edição da Liga dos Campeões um gol em cada um dos três jogos que realizou – vitórias por 5 a 0 contra o Celtic, 3 a 0 diante do Bayern de Munique e 4 a 0 contra o Anderlecht. A fragilidade do adversário, lanterna do grupo sem nenhum ponto conquistado, indica que é noite para Neymar entrar no Top 3.

O caminho de Neymar na Liga dos Campeões foi iniciado na temporada 2013-2014. Foram 4 gols marcados, em 10 jogos pelo Barcelona. O time foi eliminado nas quartas de final diante do Atlético de Madri.

O auge do atacante foi na edição seguinte. O Barcelona foi o campeão vencendo a Juventus por 3 a 1 na decisão. Neymar terminou como artilheiro ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo, com 10 gols.

Na edição posterior ao título, no entanto, Neymar teve o pior rendimento. Foram apenas 3 gols marcados, em 9 jogos. E o Barcelona voltou a cair nas quartas de final para o Atlético de Madri.

Na temporada passada, Neymar terminou a Liga dos Campeões com 4 gols, em 10 partidas. Mas a passagem ficou marcada pelo choro na eliminação do Barcelona para a Juventus nas quartas de final.

Na lista dos brasileiros mais goleadores da história da Liga dos Campeões outro jogador que disputa a atual edição está na disputa pelo topo. É o atacante Luiz Adriano, do Spartak Moscou. Ele é o sexto colocado com 22 gols no total, sendo 21 marcados em defesa do Shakhtar Donetsk, e um com o time russo.

Confira o Top 10 dos artilheiros brasileiros na Liga dos Campeões

Kaká – 30 gols
Rivaldo – 27 gols
Jardel – 25 gols
Neymar – 24 gols
Élber – 24 gols
Luiz Adriano – 22 gols
Juninho Pernambucano – 18 gols
Ronaldinho Gaúcho – 18 gols
Hulk – 17 gols
10º Romário – 16 gols

Esporte