Topo

Luis Enrique repete Guardiola, e só Barça tem duas tríplices coroas

João Henrique Marques

Do UOL, em Berlim

06/06/2015 17h45

Com a vitória do Barcelona sobre a Juventus na final da Liga dos Campeões, neste sábado, Luis Enrique conseguiu igualar o feito do badalado Josep Guardiola. Isso porque repetiu o feito de seu antigo companheiro de Barcelona ao conseguir como técnico a sonhada tríplice coroa logo no primeiro ano de comando do time catalão. A tríplice foi completada com os títulos da Liga, da Copa do Rei e do Campeonato Espanhol logo na primeira temporada como técnico do time.

Guardiola percorreu o mesmo caminho na estreia como treinador do Barcelona na temporada 2008/2009. O feito ainda ficou ainda maior com a conquista da Supercopa da Espanha e do Mundial de Clubes ainda em 2009. O time base de Guardiola no ano do feito era: Valdes; Daniel Alves, Piqué, Puyol e Abidal; Yayá Touré, Xavi e Iniesta; Messi, Henry e Eto´o.
 
Isso significa que Daniel Alves, Piqué, Xavi, Iniesta e Messi repetem a tríplice coroa. Somam-se a eles o volante Sergio Busquets e o atacante Pedro, que eram reservas do Barcelona em 2009.
 
O feito de Luis Enrique acontece mesmo o treinador tendo relacionamento conturbado com os jogadores do Barça. Ele é quase que odiado dentro do elenco e totalmente avesso ao estilo "paizão". Quase não conversa com os pupilos além de das instruções táticas, e incomoda os comandados a vigia do treinador na vida pessoal de cada um.
 
O treinador, de fato, não é amigo de Messi. Pouco conversa com o argentino, e o irritou demais ao castigá-lo com banco de reservas por atraso em treinamento e exigir que ele atue na faixa central do campo quando o craque achava melhor jogar pela direita. O relacionamento agora, ao menos, é pequeno, só que o argentino viu o treinador o mudar de posicionamento pouco depois.

O Barcelona foi o único clube europeu da história a conquistar a tríplice coroa por duas vezes, com títulos da Liga, Nacional e de Copa de seu país. Bayern de Munique, Manchester United, Porto, Inter de Milão, Celtic (Escócia), PSV Eindhoven e Ajax (Holanda) foram os outros. O Porto já fez duas vezes a tríplice, mas só uma delas (2003/2004) com a Liga dos Campeões. A outra foi com a Liga Europa, torneio europeu de menor expressão.