Topo

Arena usa técnica nova e promete gramado em condições para Grêmio x River

Gramado já teve placas replantadas após retirada programada antes de show de Shakira - Divulgação
Gramado já teve placas replantadas após retirada programada antes de show de Shakira Imagem: Divulgação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

26/10/2018 19h59

A Arena do Grêmio terá gramado em condições de receber o jogo contra o River Plate, pela semifinal da Libertadores. A garantia foi dada nesta sexta-feira (26), após avanço na técnica que trata o solo após show da cantora Shakira. Para recuperar o campo, a empresa que administra o estádio removeu previamente mais de 300 blocos de grama e fez a recolocação com auxílio de fibra sintética para assegurar tração.

O estado do gramado virou notícia na Argentina. Os jornais La Nación e Olé publicaram fotos do campo da Arena logo após o evento da última terça-feira, onde as marcas eram profundas.

De acordo com a Arena Porto-Alegrense, no entanto, não haverá sequela pela técnica adotada. O UOL Esporte obteve imagens do gramado já com avanço em sua recuperação.

"Utilizamos uma técnica que consistiu na remoção de placas de grama (50x50cm) em todos os pontos de apoio da estrutura do palco, garantindo que a grama posteriormente reinstalada mantivesse as mesmas condições pré-evento. Além disso, toda a área da projeção do palco não teria nenhum tipo de cobertura, permitindo uma condição de conservação bem melhor do que no modelo tradicional de proteção, que utiliza placas de piso de 1,00 x 1,00mts (Terratrak) em cada apoio da estrutura", anunciou a empresa que administra do estádio em nota oficial.

O plano foi acertado entre Arena Porto-Alegrense e Grêmio previamente. A diretoria chegou a pedir reunião com a gestora prevendo possíveis problemas por conta do show, mas também após acúmulo de água no gramado durante jogo diante do Tucumán-ARG, pela Libertadores.

Neste sábado, o Grêmio recebe o Sport em jogo válido pela 31 rodada do Campeonato Brasileiro. Nesta partida, o gramado já deve apresentar boa condição de jogo. O quadro avançará até a próxima terça-feira, quando o time gaúcho recebe o River Plate.

Confira nota da Arena Porto-Alegrense

Como forma de sanar os possíveis danos que poderiam acontecer ao gramado, devido à montagem do palco para o show da Shakira, utilizamos uma técnica que consistiu na remoção de placas de grama (50x50cm) em todos os pontos de apoio da estrutura do palco, garantindo que a grama posteriormente reinstalada mantivesse as mesmas condições pré-evento. Além disso, toda a área da projeção do palco não teria nenhum tipo de cobertura, permitindo uma condição de conservação bem melhor do que no modelo tradicional de proteção, que utiliza placas de piso de 1,00 x 1,00mts (Terratrak) em cada apoio da estrutura.

Com os pontos de apoio do palco previamente mapeados e identificados no gramado, são removidas as placas, utilizando moldes que garantem que cada uma delas terá as mesmas dimensões. Feito isso, a montagem do palco é iniciada. Após a desmontagem da estrutura, cada uma das placas é reinstalada nas lacunas deixadas no gramado, saindo do viveiro de cultivo que a Arena mantém, estrategicamente escolhido, favorecendo questões fundamentais para o desenvolvimento da planta como insolação, ventilação, etc... Ao total, foram retiradas 340 placas, e a reinstalação foi feita por uma equipe de 35 pessoas que trabalhou no gramado por 20 horas. Todas as placas receberam um reforço de fibra sintética, que garantiram resultados excelentes no quesito tração, tão importante para a perfeita prática do futebol de alto rendimento. Por fim, esse método permite a utilização imediata do gramado, em uma condição excelente para a prática do futebol.