Topo

Grêmio teve reunião do time para fechar troca de estilo contra o River

REUTERS/Marcos Brindicci
Imagem: REUTERS/Marcos Brindicci

Jeremias Wernek

Do UOL, em Buenos Aires (Argentina)

25/10/2018 04h00

A estratégia do Grêmio para surpreender e vencer o River Plate, mesmo sem Everton e Luan, foi planejada ainda em Porto Alegre e ajustada em Buenos Aires. Um dia antes do jogo, houve uma reunião apenas entre os jogadores para tratar da partida no Monumental de Nuñez. No papo, pedido de sacrifício tático para atingir o objetivo.

Assista aos melhores momentos da vitória do Grêmio

O grupo de jogadores conversou sem a presença de Renato Gaúcho e qualquer outro elemento exterior depois da sessão de vídeo que repassou pontos fortes e fracos do River.

"Eu tenho uma conversa quase que diária com meu grupo. Falo muito com eles, aprendo com eles. Mas é importante colocar em prática a experiência que tive no campo. A minha conversa com o grupo é sempre muito boa. O próprio grupo teve uma conversa só entre eles", disse Renato Gaúcho após o jogo em Nuñez.

No centro de convenções do hotel Sheraton, no bairro de Retiro, Geromel, Maicon e outros líderes do elenco puxaram uma conversa que já ocorreu em outros momentos decisivos do Grêmio nos últimos anos. A palavra de ordem foi seguir a risca o plano de fechar espaços, apostar na bola longa e esperar por lances de jogo aéreo.

"Foi um papo bom, muito saudável. Super produtivo… Foi um papo nosso, vai ficar entre a gente", desconversou Pedro Geromel ainda na zona mista do estádio do River Plate. "Foi sobre tudo", completou após nova tentativa por detalhes.

A terceira passagem de Renato como treinador do Grêmio tem uma característica marcante: boa dose de autogestão no elenco. Ou seja, além do comando do técnico, o próprio elenco tem papel relevante na definição de como será a estratégia em campo.

"É importante passar confiança. Taticamente meu time foi perfeito. A gente troca ideias sempre", confirmou Portaluppi.

Com a vitória por 1 a 0 em Buenos Aires, o Grêmio pode até empatar em casa no reencontro com o River Plate que vai à final da Libertadores pela segunda vez consecutiva. Antes da segunda partida com o time argentino, o clube gaúcho pega o Sport pelo Brasileirão. A partida válida pela 31 rodada será no sábado, às 16h30 (Brasília).