PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Grêmio recebe Estudiantes para manter plano e evitar instabilidade

Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

28/08/2018 04h00

O Grêmio joga diante do Estudiantes, nesta terça-feira (28), às 21h45, para seguir na Libertadores e manter seu plano original no ano de 2018. Derrotado na primeira partida das oitavas de final, por 2 a 1, o time de Renato Gaúcho precisa de um triunfo simples para avançar. A classificação também elimina risco de um ambiente instável. A eventual queda, por outro lado, abre brechas.

A ideia do Grêmio neste ano era faturar o Gauchão, reconquistar a Recopa e brigar por um dos títulos de mata-mata do segundo semestre. Como foi eliminado pelo Flamengo nas quartas da Copa do Brasil, resta ao clube gaúcho seguir forte na Libertadores.

O gol de Kannemann, no jogo de ida contra o Estudiantes, deixa o Grêmio em situação acessível na Arena. O gol qualificado permite que a equipe de Luan e companhia vença por 1 a 0 e siga na competição. Em caso de repetição de escore da partida em Quilmes, a vaga vai para os pênaltis. Os argentinos se classificam com derrota mínima e dois gols marcados.

Para o Grêmio, a classificação vale mais também. Seguir na Libertadores evita um cenário inédito na terceira passagem de Renato Gaúcho. Desde setembro de 2016 no cargo, o treinador nunca ficou distante de suas metas e à mercê de contestação mais forte.

O rendimento do time, ao longo de 2018, piorou. Mas se as atuações oscilaram, os resultados serviram para bancar as ideias de Renato. Seja a preservação completa de titulares ou escolhas para a equipe considerada ideal. A classificação às quartas de final dará mais tempo para que o técnico consiga ajustar a equipe e retomar boas atuações.

A desclassificação, porém, fará a contestação aumentar. Pelo acúmulo de uma nova queda precoce, se juntando a derrota para o Flamengo na Copa do Brasil, e queda de rendimento de vários titulares. Além da natural previsão sobre 2019 - o contrato de Renato vai até dezembro.

O time, em relação ao primeiro encontro com o Estudiantes, deve ter três mudanças. Bruno Cortez e Everton voltam após lesões e remontam o lado esquerdo. No ataque, André deve dar lugar a Jael pela primeira vez após entrar na equipe considerada ideal.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X ESTUDIANTES

Data e hora: 28/08/2018 (terça-feira), às 21h45 (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Fox Sports
Árbitro: Eber Aquino (PAR)
Auxiliares: Juan Zorrilla (PAR) e Dario Gaona (PAR)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Jailson, Ramiro, Luan e Everton; Jael
Técnico: Renato Gaúcho

ESTUDIANTES: Andújar; Ruiz Díaz, Schunke, Campi e Erquiaga; Iván Gomez, Lugüercio, Rodrigo Braña, Lucas Rodríguez e Matías Pellegrini; Apaolaza
Técnico: Leandro Benitez

Futebol