Topo

Cruzeiro decepciona, vê craque do Racing fazer três e perde em estreia

Lautaro Martinez anotou três gols na vitória do Racing sobre o Cruzeiro, pela Libertadores - AFP PHOTO / JUAN MABROMATA
Lautaro Martinez anotou três gols na vitória do Racing sobre o Cruzeiro, pela Libertadores Imagem: AFP PHOTO / JUAN MABROMATA

Do UOL, em Belo Horizonte

27/02/2018 23h22

O Cruzeiro decepcionou e saiu derrotado pelo Racing, da Argentina, por 4 a 2, em sua estreia na Copa Libertadores da América. Os hermanos contaram com falhas defensivas para marcar com Lautaro Martínez (três vezes) e Solari. Arrascaeta e Robinho descontaram.

Com o resultado, a Raposa ocupa a lanterna do Grupo 5, enquanto os argentinos estão na primeira colocação. Universidad de Chile e Vasco se enfrentarão em 13 de março pela primeira rodada. Os mineiros voltam a campo em 4 de abril contra os cariocas.

Observado por Sampaoli, Martínez brilha em campo

Jorge Sampaoli, técnico da seleção argentina, foi uma das presenças ilustres no jogo desta terça-feira (27), no estádio El Cilindro. O treinador foi ao local para acompanhar Lautaro Martínez, atacante do Racing. O garoto que veste a camisa 10 fez dois gols no primeiro tempo. Um em bola aérea de Neri Cardozo, contando com falha de Manoel, e outro em falha de Henrique, aproveitando passe de Nery Dominguez. No segundo tempo, ele contou com escanteio cobrado por Centurión para estufar a rede. Manoel voltou a falhar em um gol do jovem atacante.

O pior: Manoel falha em dois gols do Racing

O Racing, da Argentina, foi o autor do primeiro gol do jogo ocorrido no estádio El Cilindro. Lautaro Martínez, de 20 anos, aproveitou falha do zagueiro Manoel em cobrança de falta de Neri Cardozo e estufou a rede de Rafael. O mandante aproveitou um erro de Henrique para balançar a rede pela segunda vez. O volante deu espaço para Lautaro Martínez e o viu estufar a rede de Rafael em um belo toque de Nery Dominguez. Manoel errou em bola aérea do Racing e permitiu que Lautaro Martínez chegasse ao hat-trick.

Robinho volta a marcar em golaço de falta

Robinho reencontrou o caminho das redes depois de seis jogos em branco. O meio-campista fez em cobrança de falta no segundo tempo do confronto. Ele não estufava as redes adversárias desde 17 de janeiro de 2018, quando o time de Mano Menezes venceu o Tupi por 1 a 0 no Mineirão, em duelo válido pelo Campeonato Mineiro.

Arrascaeta se isola como 3º maior artilheiro gringo

Jogadores do Cruzeiro comemoram gol de Arrascaeta diante do Racing - AFP PHOTO / JUAN MABROMATA - AFP PHOTO / JUAN MABROMATA
Imagem: AFP PHOTO / JUAN MABROMATA

Arrascaeta se isolou como o terceiro maior artilheiro estrangeiro do Cruzeiro. O camisa 10 fez um gol na partida de estreia da equipe mineira na Copa Libertadores e chegou ao 37º pelo clube. Ele tem a um a mais que Montillo. O boliviano Marcelo Moreno, com 45, é o líder da disputa. O espanhol Fernando Carazo, com 44, ocupa a vice-liderança.

Substituto de Fábio falha e Racing faz quarto

Rafael foi o escolhido de Mano Menezes para substituir Fábio, que desfalcou o Cruzeiro devido à morte do pai, José Maciel. O goleiro, contudo, vacilou no lance que culminou no quarto gol do Racing no jogo. Solari recebeu de Centurión nas costas de Egídio e finalizou cruzado. A bola passou por baixo do goleiro e balançou a rede.

Egídio dá primeira assistência da temporada

Egídio ganhou notoriedade pelas assistências para os colegas de time em 2013 e 2014. Na atual temporada, porém, ele deu o seu primeiro passe para gol somente no sétimo jogo do ano. O lateral esquerdo foi responsável pelo cruzamento que culminou no gol de Arrascaeta no primeiro tempo do compromisso válido pela primeira rodada do Grupo 5 da Copa Libertadores.

Fred deixa campo lesionado

O atacante Fred deixa o campo lesionado no jogo entre Racing e Cruzeiro - AFP PHOTO / JUAN MABROMATA - AFP PHOTO / JUAN MABROMATA
Fred deixa campo lesionado
Imagem: AFP PHOTO / JUAN MABROMATA

Seis minutos em campo e três toques na bola - dois passes e um desarme sofreido. Estes foram os números de Fred durante a sua participação no jogo de estreia do Cruzeiro na Copa Libertadores da América. O camisa 9 queixou-se de dor na panturrilha direita e foi substituído logo aos seis do primeiro tempo. Rafael Sóbis foi o escolhido de Mano Menezes para a vaga do centroavante. Esta é a segunda vez que ele machuca a panturrilha direita nos últimos oito meses. O jogador havia sofrido um problema no local em julho do ano passado, quando defendia o Atlético-MG.

Musso e trave seguram ataque do Cruzeiro

O Cruzeiro estava à vontade no estádio El Cilindro. Lançamentos de longa distância deixaram Rafael Sóbis e Arrascaeta em condições de marcar. A dupla, porém, desperdiçou as oportunidades. Musso, goleiro do Racing, defendeu os dois chutes do atacante que entrou na vaga de Fred ainda no primeiro tempo. O camisa 10, por sua vez, mandou a bola na trave. Rafinha também teve uma chance impressionante, mas acertou o travessão de Musso.

Pai de Fábio é homenageado

José Maciel, pai do goleiro Fábio, foi homenageado na partida desta terça-feira (27), no estádio El Cilindro. Os atletas do Cruzeiro entraram com uma faixa preta na manga direita do uniforme em tributo ao familiar do atleta. Houve ainda um minuto de silêncio por sua morte antes do confronto. O familiar do camisa 1 faleceu após sofrer infarto durante uma caminhada na noite dessa segunda-feira.

Racing volta a fazer gol em casa na Libertadores

O Racing voltou a marcar como mandante em uma edição de Copa Libertadores da América. A última vez que o time argentino havia balançado a rede de um adversário na competição foi em 7 de abril de 2016. Na ocasião, a equipe marcou contra o Deportivo Cali em uma vitória por 4 a 2. Depois disso, foram dois jogos sem estufar as redes adversárias. O clube de Avellaneda perdeu por 1 a 0 para o Boca Juniors na fase de grupos, em 13 de abril do mesmo ano, e empatou em 0 a 0 com o Atlético-MG no jogo de ida das oitavas de final, em 27 daquele mês.

Cruzeiro sofre o quádruplo de gols na temporada em um jogo

O Cruzeiro havia sofrido apenas um gol em 2018 - no triunfo por 2 a 1 sobre o Tombense. Em seu nono jogo na temporada, a equipe teve a rede balançada em quatro oportunidades. Lautaro Martínez foi o responsável por três gols sofridos pelo time de Mano Menezes. Solari fez o outro. O atacante aproveitou falhas de Manoel (em dois lances) e Henrique para balançar a rede de Rafael, enquanto o meio-campista contou com erro de Egídio.

Ficha técnica
Racing x Cruzeiro

Motivo: 1ª rodada do Grupo 5 da Copa Libertadores
Local: El Cilindro, em Avellaneda (ARG)
Data: 27 de fevereiro de 2018 (terça-feira)
Hora: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Alexander Guzmán (COL) e Cristian de la Cruz (COL)

Cartão amarelo: Martínez, Saravia (Racing); Mancuello (Cruzeiro)

Cartão vermelho: Saravia - 43'/2ºT (Racing)

Gols: Martínez - 13/1ºT (1-0); Arrascaeta - 29'/1ºT (1-1); Martínez - 44'/1ºT (2-1); Martínez - 17'/2ºT (3-1); Robinho - 24'/2ºT (3-2); Solari - 31'/2ºT - (4-2)

Racing
Musso; Saravia, Sigali, Donatti e Soto; Dominguez; Zaracho (Augusto Solari), Cardozo e Centurión (Cuadra); López e Martínez (Marcelo Meli).
Técnico: Eduardo Coudet.

Cruzeiro
Rafael; Lucas Romero, Manoel, Murilo e Egídio; Henrique, Ariel Cabral, Robinho (Mancuello) e De Arrascaeta (Thiago Neves); Rafinha e Fred (Rafael Sóbis).
Técnico: Mano Menezes.