Topo

Conmebol anuncia licitação de direitos da Libertadores na TV aberta

Emissoras abertas de todos os países agora poderão transmitir o torneio sul-americano - REUTERS/Jorge Adorno
Emissoras abertas de todos os países agora poderão transmitir o torneio sul-americano Imagem: REUTERS/Jorge Adorno

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

27/02/2018 11h45

A Conmebol anunciou a abertura da licitação dos direitos da Libertadores para todas as televisões do continentes, o que inclui pacotes para TV aberta em todos os países. É a primeira vez na história que a confederação sul-americana faz uma concorrência formal para esses direitos. Os contratos serão válidos de 2019 a 2022.

No ano passado, a confederação tinha feito outra concorrência para escolher a agência oficial para comercialização dos direitos. Ganharam a IMG e a Perform que garantiram um mínimo de US$ 350 milhões por ano por todos os direitos da competição. Agora, elas participam da comercialização para as televisões.

No caso do Brasil, mercado mais atrativo, haverá uma divisão em quatro pacotes diferentes. Um será o dos direitos de TV aberta com um jogo por rodada. Haverá dois pacotes para TVs fechadas, um com escolhas prioritárias e outro com a segunda opção de jogos. Por fim, será reservado um dia premium na quinta-feira para um veículo comprar todos os direitos sobre as partidas naquele dia. Atualmente, a Libertadores tem jogos na terça, quarta e quinta na maioria das rodadas. 

Em relação a outros países, onde o mercado não é tão forte, a prioridade da Conmebol é expandir a visibilidade da Libertadores. Assim, fez questão de ter pacotes de TV aberta para todos os 10 países da América do Sul. Antes, a maioria do público fora do Brasil só podia ver o torneio por meio de canais fechados.

As televisões já foram informadas das condições dos pacotes em reuniões prévias da Conmebol. Nem todo mundo ficou satisfeito com as mudanças que incluem pequenas inserções comerciais de patrocinadores e tiram o poder das televisões sobre as tabelas da Libertadores. Agora será a Conmebol quem decidirá em que horário serão marcados os jogos.

Outra novidade foi a separação na negociação dos direitos da Libertadores e da Sul-Americana, que antes eram comercializados juntos. Haverá outra concorrência para os direitos do segundo torneio da Conmebol.