Topo

Arthur supera Luan e vira mais cobiçado do Grêmio no mercado

Volante renovou contrato recentemente, mas é observado por Barcelona e Juventus - Jeferson Guareze/AGIF
Volante renovou contrato recentemente, mas é observado por Barcelona e Juventus Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Buenos Aires

28/11/2017 12h00

Arthur, 21 anos, pode não empilhar gols e assistências, mas atualmente é o jogador mais cobiçado do Grêmio no mercado da bola. Envolvido com a final da Libertadores, o clube gaúcho não quer nem ouvir propostas e tenta driblar as sondagens, mas internamente o Tricolor sabe que o volante será alvo de ofertas nas próximas semanas.

O Barcelona é o clube que mais se mexeu por Arthur até o momento. A Juventus também seguiu de perto as últimas novidades em relação à carreira e desempenho do jogador.

A renovação recente elevou a multa rescisória do volante para 50 milhões de euros (R$ 192 milhões na cotação atual), mas o Grêmio sabe que o valor de uma possível transferência ficará abaixo disso. No momento, porém, a direção reluta em tratar do tema.

Na semana passada, representantes do Barcelona estiveram em Porto Alegre e assistiram à vitória do Grêmio em cima do Lanús. A presença foi revelada pelo site Goal.com e confirmada pelo UOL Esporte. Os emissários, contudo, não se reuniram com o Grêmio.

O Tricolor soube da presença, assim como também foi informado de que representantes da Juventus estariam no estádio para assistir ao primeiro jogo da final da Libertadores. O time italiano, contudo, não fez contato direto com o Grêmio.

Em agosto, o Atlético de Madri mostrou interesse em Arthur, mas não fez proposta por conta da punição imposta pela Uefa. A sanção foi baseada no 'Fair Play financeiro' e impediu o time da capital de contratar jogadores no início da temporada. O Grêmio chegou a se reunir com os espanhóis à época.

O nome de Arthur subiu de conceito no mercado pela campanha do clube gaúcho no torneio sul-americano e pela recente convocação para a seleção brasileira. É mais do que conseguiu Luan, grande destaque do time desde 2015, que na última janela de transferências europeia recebeu três ofertas (duas do Spartak Moscou-RUS e uma da Sampdoria-ITA). O camisa 7, até agora, não gerou nenhum contato oficial. No mercado, segue com bom conceito na Itália e passou a interessar fortemente aos clubes portugueses.

O Grêmio decide o título da Libertadores nesta quarta-feira (29) contra o Lanús, na Argentina. Como venceu o jogo de ida por 1 a 0, o Tricolor pode até empatar que fica com o título.