Topo

Tucumán decide no 1º tempo e garante vaga em grupo com Palmeiras e Peñarol

Argentinos abriram 3 a 0 no primeiro tempo; no segundo, Junior diminuiu - @ATOficial/Twitter
Argentinos abriram 3 a 0 no primeiro tempo; no segundo, Junior diminuiu Imagem: @ATOficial/Twitter

Do UOL, em São Paulo

23/02/2017 21h10

O Atlético Tucumán (Argentina) garantiu nesta quinta-feira sua vaga na fase de grupos da Copa Libertadores da América 2017. Jogando no Estádio Monumental José Fierro, em Tucumán, a equipe argentina derrotou o Junior Barranquilla (Colômbia) por 3 a 1 e carimbou seu passaporte.

No jogo de ida, os colombianos venceram por 1 a 0, graças ao gol de Robinson Aponzá. No placar agregado, porém, os alvicelestes - que disputam a Libertadores pela primeira vez em sua história - venceram por 3 a 2.

Leia também
>> Veja como ficaram os grupos da Copa Libertadores 2017

Em sua trajetória na atual edição do torneio, o Tucumán estreou na segunda fase de pré-classificação, em confronto diante do El Nacional (Equador). Na Argentina, empate em 2 a 2; no Equador, vitória visitante por 1 a 0, em jogo marcado pelo atraso da delegação visitante na chegada ao estádio.

Com a classificação, o Atlético Tucumán se garante no Grupo 5 da Libertadores, ao lado de Palmeiras, Peñarol (Uruguai) e Jorge Wilstermann (Bolívia). Pela primeira rodada, os argentinos recebem os palmeirenses no dia 8 de março.

O jogo

Jogando diante de sua torcida, o time argentino precisou de pouco tempo para construir uma boa vantagem no primeiro tempo. Aos 20 min, após bate-rebate na área, Rodrigo Aliendro aproveitou a sobra de bola pela direita e mandou para o gol, abrindo o placar.

Quatro minutos depois, veio o 2 a 0. Após cruzamento pela direita, Cristian Menéndez tentou de cabeça; a bola bateu na trave e voltou para o próprio Menéndez, que se levantou e escorou de esquerda para as redes.

E os tucumanos não precisaram de muito mais tempo para fazer o terceiro. Aos 29 min, após cruzamento pela esquerda, a bola passou por Menéndez área e encontrou Fernando Zampedri, que apareceu rente à trave para ampliar o marcador.

O time colombiano ainda diminuiu o placar aos 39 min do segundo tempo: após bola que a zaga não afastou, Sebastian Hernández bateu de primeira da entrada da área e marcou. No entanto, a reação veio tarde, e não conseguiu tirar a vaga dos argentinos.

The Strongest goleia e pega o Santos

A última vaga na fase de grupos ficou com o The Strongest. Nesta quinta-feira, os bolivianos receberam a Unión Española e golearam: 5 a 0. No jogo de ida, as duas equipes empataram em 1 a 1.

Jogando em casa, o The Strongest fez 2 a 0 no primeiro tempo, graças aos gols de Veizaga, aos 12 min, e Chumacero, aos 24 min. Após o intervalo, o veterano Pablo Escobar marcou três vezes, aos 7 min, aos 27 min, e aos 32 min.

Com a classificação, a equipe da Bolívia se garantiu no Grupo 2, ao lado de Santos, Santa Fe (Colômbia) e Sporting Cristal (Peru).