Topo

Libertadores - 2019

Grêmio luta contra "zebra" e defende vantagem sobre o Liverpool-URU

André Lima foi responsável pelo placar de ida que dá vantagem ao Grêmio nesta 4ª - Miguel Roj/AFP
André Lima foi responsável pelo placar de ida que dá vantagem ao Grêmio nesta 4ª Imagem: Miguel Roj/AFP

Marinho Saldanha e Carmelito Bifano

Em Porto Alegre

02/02/2011 07h04

Grêmio e Liverpool-URU se enfrentam nesta quarta-feira, às 22h, no Olímpico. Por ter empatado em 2 a 2 no jogo de ida, em Montevidéu, o time brasileiro joga por vitória simples ou empate desde que não sofra mais de dois gols. A vantagem não é muito grande, mas tranquiliza os comandados de Renato Gaúcho. Para evitar a "zebra" os gaúchos apostam na qualidade técnica, na boa condição do gramado e no respeito ao adversário.

Destaque do Gre-Nal ganha nova chance

  • Marinho Saldanha/UOL Esporte

    Bruno Collaço marcou de falta e foi destaque do Grêmio no Gre-Nal do último domingo. Isso aliado à queda física de Gilson o colocam como novo titular

O empate no Uruguai não foi um resultado ruim, mas o desempenho gremista desagradou Renato Gaúcho. A justificativa dos jogadores para tantos erros foi a má condição do gramado do estádio Centenário. Não foram poucos que deixaram o campo reclamando. "Há gramados em que se tem um buraco perto do outro, lá não, é um do lado do outro, juntinhos", brincou o lateral-esquerdo Lúcio,que segue atuando no meio-campo.

Porém, as falhas do campo não serão justificativa na partida de volta. "Eu já falei para eles que aqui é um tapete. Se alguém deixar a bola pegar na canela no jogo do Olímpico não pode jogar no Grêmio. É o melhor campo do Brasil. Lá havia a dificuldade do gramado, mas não teremos este problema aqui", argumentou Renato Gaúcho.

O discurso de respeito ao adversário segue presente nas manifestações no Olímpico. Para evitar a "zebra" do Liverpool-URU, o Grêmio descarta mudanças de conduta e prega cautela. "Temos um imenso respeito por eles, como sempre tivemos, mas vamos buscar o resultado", prometeu o treinador gremista.

A equipe que vai a campo terá duas alterações em relação ao empate do jogo de ida. Adílson entra na vaga de Vilson no meio-campo após cumprir suspensão e Bruno Collaço ocupa a lacuna deixada por Gilson na lateral-esquerda. Júnior Viçosa está mantido no ataque e Borges sequer ficará no banco de reservas.

O setor ofensivo teve atenção de Renato Gaúcho por mais tempo no último treinamento para o confronto. Ciente que a defesa do Liverpool-URU joga em linha e avançada, Renato quer evitar que os jogadores de frente fiquem em impedimento e abusar das jogadas por trás da zaga. A maior qualidade técnica gremista é evidente e mobiliza time e torcida, que deve lotar o Olímpico.

Lucas Uebel/TXT Assessoria
O lateral-esquerdo Lúcio concedeu entrevista exclusiva e revelou sua gana pelo título da Libertadores. Após perder na dada de seu aniversário em 2007, o jogador quer o presente 4 anos atrasado

"A vantagem só é usada quando falta pouco e não estamos conseguindo o resultado. Não costumo mudar o jeito do meu time jogar por causa da vantagem. O Grêmio é grande, por isso joga para cima. Somos um time agressivo. Não vamos administrar o jogo, queremos esquecer a vantagem", disse o técnico gremista.

Liverpool terá uma mudança para enfrentar o Grêmio


O técnico Eduardo Favaro definiu no treinamento da última segunda-feira, no Uruguai, que o Liverpool-URU terá uma mudança para enfrentar o Grêmio. O zagueiro argentino Martín Bonjour será titular da equipe. Ainda não foi definido, porém, quem será sacado. A tendência é que Maximiliano Monteiro seja o escolhido. Favaro prevê um jogo difícil em Porto Alegre e com o adversário pressionando desde o apito inicial.

"Será uma partida complicada e precisaremos suportar a investida inicial do Grêmio, que deverá se lançar com tudo para conquistar a vitória. Por isso, precisamos planejar muito bem a estratégia que iremos utilizar", revelou o treinador à imprensa uruguaia.

O Liverpool-URU precisa vencer com qualquer resultado no Olímpico ou empatar com mais de três gols para obter a classificação para a fase de grupos. Com um resultado de 2 a 2, a decisão será nas penalidades máximas.

GRÊMIO X LIVERPOOL-URU

Data: 02/02/2011 (quarta-feira)
Horário: às 22h (horário de Brasília)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Transmissão na TV: Sportv 2 e RBS TV
Árbitro: Sergio Pezzotta (ARG)
Auxiliares: Alejo Castany e Gustavo Esquivel (ambos da Argentina)

GRÊMIO
Victor; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Bruno Collaço; Fábio Rochemback, Adílson, Lúcio e Douglas; Júnior Viçosa e André Lima.
Técnico: Renato Gaúcho

LIVERPOOL-URU
Matías Castro; Jonathan Souza Motta, Juan Alvez, Hugo Souza e Martín Bonjour; Carlos Macchi, Mauricio Felipe, Hernán Figueredo e Maureen Franco; Emiliano Alfaro e Nicolás Guevara.
Técnico: Eduardo Favaro