Topo

De olho na Copa e vendido ao Barça: Arthur abre 2018 em novo status

Arthur, volante do Grêmio, está relacionado pela primeira vez na temporada - Lucas Uebel/Grêmio
Arthur, volante do Grêmio, está relacionado pela primeira vez na temporada Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

24/02/2018 04h00

Arthur disputará, neste sábado (23), sua primeira partida no ano. O meio-campista está relacionado para Grêmio x Novo Hamburgo, a partir das 19h (de Brasília) na Arena. Vendido ao Barcelona - em negócio ainda não oficializado pela direção - e cotado para a próxima Copa do Mundo, o jogador abre a temporada de um jeito bem diferente do que aconteceu no ano passado.

A primeira partida de Arthur em 2017 foi bem distante dos holofotes. Na ocasião, o time tricolor encarava o Flamengo pela primeira rodada da Primeira Liga e desprestigiou totalmente o torneio, levando ao Rio de Janeiro um time totalmente reserva. Arthur sequer estava no principal, era membro do chamado 'time de transição', e viu a equipe perder por 2 a 0.

Mesmo na derrota, no entanto, ele ganhou pontos. Passou a ser utilizado com mais frequência e ao fim do primeiro semestre já era peça fundamental no time. O resto da história é conhecida: melhor jogador da final da Libertadores, virou titular absoluto, foi chamado por Tite para seleção brasileira e despertou interesse do Barcelona. Tudo isso em um ano.

Na última semana, uma comitiva do time catalão, chefiada pelo diretor esportivo Robert Fernández, fechou com Grêmio a contratação do meia, que vai para o clube espanhol em janeiro. Na próxima semana irá realizar exames médicos e assinar contrato de cinco temporadas.

A saída movimenta, de cara, 30 milhões de euros (R$ 120 milhões). E pode movimentar mais 10 milhões na moeda da Europa (R$ 40 milhões) com dispositivos fixados em número de partidas e renovação de vínculo.

Arthur ainda viu o técnico Tite comparecer a dois treinamentos do Grêmio. O comandante da seleção brasileira observa ele, Luan, Geromel e Marcelo Grohe para a Copa do Mundo de 2018. Com 21 anos, ele nutre esperança de estar na competição mais importante do futebol.

Cheio de responsabilidades novas, ele parece lidar bem com tudo isso. Não mudou seu comportamento, segue o mesmo jovem simples que cumprimenta todos antes dos treinamentos ou quando passa correndo nas atividades físicas pelo espaço destinado aos jornalistas. Faz uma brincadeira ou outra com encontra algum mais conhecido e mantém a conduta de quando alternava treinos entre o campo onde fica o profissional e o ao lado, destinado ao transição.

A estreia tardia na temporada se deve a uma lesão no tornozelo esquerdo, que já o deixou de fora do Mundial de Clubes do ano passado. Mesmo recuperado, ele não deve ficar em campo os 90 minutos.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X NOVO HAMBURGO
Data e hora
: 24/02/2018 (Sábado), às 19h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Leirson Peng Martins e Fabrício Lima Bassegio
GRÊMIO: Paulo Victor; Madson, Paulo Miranda, Bressan e Marcelo Oliveira; Michel, Arthur, Ramiro, Thony Anderson e Maicosuel; Jael.
Técnico: Renato Gaúcho
NOVO HAMBURGO: Michel Alves; Bindé, Roberto Dias, Julio Santos e Xaro; David, Thiago Ott, Preto e Juninho; Ricardo Lobo e Jean Silva.
Técnico: Beto Campos