Topo

Torcida do Atlético-PR faz pedido por festa liberada na Arena contra Bahia

Torcedores do Atlético querem adereços e instrumentos liberados na Sul-Americana - Os Fanáticos
Torcedores do Atlético querem adereços e instrumentos liberados na Sul-Americana Imagem: Os Fanáticos

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

29/10/2018 17h13

A ASTA – Associação dos Torcedores do Atlético Paranaense – e a Torcida Organizada Os Fanáticos protocolaram nesta segunda-feira (29) um pedido junto à secretaria do Atlético-PR para que o clube libere adereços e instrumentos musicais para os jogos válidos pela Copa Sul-Americana na Arena da Baixada. Nesta quarta-feira (31), o Furacão recebe o Bahia no jogo de volta das quartas de final da competição e pode avançar com um empate, já que ganhou a partida de ida em Salvador por 1 a 0.

Se avançar, o Atlético estará a quatro jogos de um título continental inédito na história do clube. O vencedor do duelo entre paranaenses e baianos encara nas semifinais Nacional-URU ou Fluminense (1 a 1 na ida), que se enfrentam também na quarta-feira.

Carta CAP - Reprodução - Reprodução
Carta protocolada na secretaria do Atlético pede apoio da diretoria
Imagem: Reprodução

No documento, os torcedores pedem que “para as três partidas válidas por esta competição internacional com mando do Rubro-Negro”, considerando que o clube avance até a decisão, “que os adereços de toda a nação atleticana sejam liberados por todo o estádio, desta maneira todos os torcedores (organizados ou não) poderão organizar festas que ficarão gravadas para sempre na memória e no coração dos atleticanos”.

A diretoria atleticana está em litígio com a torcida organizada desde a temporada 2017, quando passou a proibir adereços e instrumentos musicais no estádio. De acordo com o clube, a intenção é forçar a mudança da organizada para outro setor da Arena (do Buenos Aires inferior para o Coronel Dulcidio Superior, do outro lado do clube) tendo como argumento a necessidade de reduzir o fluxo de organizados em frente ao estádio o que, na visão da direção do Atlético, está atrapalhando a negociação dos espaços para bares e lojas na frente do estádio.

A nota também aborda o tema: “Respeitando o desejo do clube em comercializar o Boulevard e com o intuito de não atrapalhar essas negociações, a Torcida Organizada Os Fanáticos se compromete a acessar o estádio por outro portão que seja determinado pela Direção do Clube e internamente pelos corredores do estádio se deslocar até o seu tradicional setor”.

Os torcedores aguardam uma manifestação do clube. Em coletiva após a vitória sobre o Botafogo por 2 a 1 pelo Brasileirão, com os reservas, o técnico Tiago Nunes fez um chamado à torcida: “É um jogo muito importante, a gente tem um respeito enorme pelo Bahia. Nós estamos nos esforçando muito para merecer o respeito do torcedor e acho que estamos merecendo. Peço que o torcedor venha a campo na quarta-feira, nos incentive, nos ajude, lote a Arena. Por que não colocar 30, 40 mil torcedores aqui dentro?”