PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Trauma na altitude e time misto: Vasco estreia na Sul-Americana contra LDU

Wagner no desembarque do Vasco em Quito após voo fretado do Vasco - Carlos Gregório Júnior / Flickr do Vasco
Wagner no desembarque do Vasco em Quito após voo fretado do Vasco Imagem: Carlos Gregório Júnior / Flickr do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/07/2018 11h00

O Vasco inicia nesta quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), contra a LDU (EQU), a caminhada em busca de seu quarto torneio reconhecido pela Conmebol da história. Com três destaques da equipe poupados pelo técnico Jorginho, a equipe terá que encarar na estreia na Copa Sul-Americana os 2.800 metros da capital equatoriana Quito tendo na bagagem uma experiência traumática na altitude este ano.

Em fevereiro, pela segunda fase da Copa Libertadores, o Vasco enfrentou no jogo de volta o Jorge Wilstermann, em Sucre, na Bolívia, com praticamente a mesma altitude, e acabou sendo goleado por 4 a 0. Como havia vencido no Rio pelo mesmo placar, a decisão foi para os pênaltis e o goleiro Martín Silva precisou brilhar e garantir a classificação.

Volante que tem se destacado no Campeonato Brasileiro, o jovem Andrey garante que a equipe chega confiante e que aprendeu com as dificuldades em terras bolivianas.

“Estamos vindo de três jogos onde tivemos que nos esforçar bastante para conquistar o resultado positivo. Agora iremos encarar a altitude, encontraremos dificuldades, mas acredito que estamos preparados fisicamente e mostramos isso nessa partida contra o Grêmio. Já jogamos esse ano na altitude contra o Jorge Wilstermann. O resultado não foi bom, mas serviu de aprendizado, de experiência. A bola costuma correr mais, nos cansamos mais rápido, então temos que saber o momento certo de atacar e segurar”, analisou.

Com três partidas disputadas na última semana, o técnico Jorginho optou por poupar o artilheiro do time no ano, Yago Pikachu, além do zagueiro Breno e o volante Desábato. O treinador, no entanto, afirmou que não tomou essa escolha pensando em priorizar o Brasileiro.

“Tínhamos um planejamento desses três jogos, que eram fundamentais. O grande problema é que acumulou. Esperávamos trocar alguns jogadores, mas não deu. Eles chegaram num nível de cansaço muito grande. Poderíamos ter um problema. Mas não estamos priorizando o Brasileiro”, disse ao Sportv.

LDU X VASCO
Local:
Rodrigo Paz Delgado, em Quito (EQU)
Data/hora: 25/7/2018 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Juan Soto (VEN)
Auxiliares: Elbis Gomez (VEZ) e Lubin Torrealba (VEN)

LDU
Gabbarini, Quintero, Guerra, Salaberry e Chalá; Orejuela e Vega; Anderson Julio, Johan Julio e Guerrero; Anangonó.
Técnico: Pablo Repetto

Vasco
Martin Silva, Luiz Gustavo, Ricardo Graça, Henríquez e Henrique; Andrey e Raul; Wagner, Giovanni Augusto e Thiago Galhardo; Andrés Rios
Técnico: Jorginho

Futebol