Topo

Ex-vice do Cruzeiro revela bastidores do penta da Copa do Brasil em livro

Bruno Vicintin, ex-vice de futebol do Cruzeiro, lança livro sobre o penta da Copa do Brasil - Thiago Fernandes/UOL Esporte
Bruno Vicintin, ex-vice de futebol do Cruzeiro, lança livro sobre o penta da Copa do Brasil Imagem: Thiago Fernandes/UOL Esporte

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

07/05/2018 20h38

Todo a trajetória percorrida até o título da Copa do Brasil 2017 - o quinto na história do Cruzeiro. Na noite desta segunda-feira (7), Bruno Vicintin, ex-vice-presidente de futebol do clube, lançou o livro "Caminhos do Penta", que relata como o clube alcançou a taça.

O local escolhido foi um bar no bairro Prado, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, e contou com a presença de Gilvan de Pinho Tavares, ex-presidente da equipe, e José Francisco Lemos, antigo vice do clube.

Assinada pelo ex-dirigente e pelo jornalista Gilmar Laignier, a obra conta bastidores do clube desde o fim de 2016, com a formação da diretoria, até o dia seguinte à taça conquistada no Mineirão.

Entre as histórias, estão a contratação de Thiago Neves, a contratação de Klauss Câmara para o cargo de diretor de futebol e a escolha dos jogadores de futebol que concederiam entrevista no dia seguinte à conquista, em 27 de setembro do ano passado.

Sobre a chegada do camisa 30, o antigo dirigente revela que a declaração de Gilvan de Pinho Tavares, anunciando o craque na missa de aniversário do clube, por pouco não melou o acordo com o craque. Houve divergências na cúpula na ocasião.

Klauss Câmara, por sua vez, foi a terceira opção para o cargo. O predileto era Alexandre Mattos, hoje no Palmeiras. Mas o vazamento da procura pelo dirigente atrapalhou a negociação. A segunda opção foi Erasmo Damiani, mas ele também disse não ao clube. Por fim, Klauss foi escolhido para a vaga.

Por fim, Bruno e Gilmar contam sobre o dia seguinte à conquista do título. Ao pedir o então diretor de comunicação Guilherme Mendes para escolher os quatro atletas que iriam a um programa da TV Globo, Thiago Neves e Robinho foram descartados. A dupla não reunia condições de ir ao local.

O livro é comercializado por R$ 29,90 e tem a Agência Número Um como editora.