Cruzeiro tenta igualar recordista Grêmio em finais de Copa do Brasil
Rivais na semifinal da Copa do Brasil, Cruzeiro e Grêmio são os maiores vencedores do campeonato, com quatro títulos cada. Os mineiros sonham em se isolar na liderança do número de taças em 2016. Para isto, necessitam igualar um recorde dos gaúchos. O time de Porto Alegre foi o que mais disputou uma final da segunda maior competição do país.
A equipe da região sul contabiliza sete aparições em decisões do torneio de mata-mata. Além dos títulos de 1989, 1994, 1997 e 2001, o clube foi vice em 1991, 1993 (contra o próprio Cruzeiro) e 1995.
O Cruzeiro, por outro lado, tenta igualar o feito dos gremistas. Os mineiros faturaram a competição em 1993, 1996, 2000 e 2003. E ficaram na segunda colocação em 1998 e 2014. Caso passem pelo adversário gaúcho, alcançarão um número idêntico de participações em finais.
O curioso é que para o time de Belo Horizonte se tornar o maior finalista da Copa do Brasil ele terá que passar justamente pela equipe que detém este posto. O primeiro jogo da semifinal ocorre nesta quarta-feira (26), às 21h45 (de Brasília), no Mineirão. Mano Menezes comenta o encontro:
“O Grêmio é um adversário duríssimo. Vão estar reunidos nesta semifinal os dois maiores ganhadores de Copa do Brasil até agora. Isso traz junto a crença do torcedor, a força que ele vê nesse tipo de competição. Ele leva tudo para dentro do estádio”, afirmou em entrevista ao SporTV.
Outro retrospecto embala time de Mano
Não é só a possibilidade de chegar à sétima decisão de Copa do Brasil que anima o Cruzeiro. Ainda há um dado que anima a equipe comandada por Mano Menezes. Os mineiros só foram derrotados uma vez em sete semifinais disputadas.
Em sete disputas nesta fase do torneio, a equipe só foi superada em 2005, quando enfrentou o Paulista. Nas outras seis edições em que ficou entre os quatro melhores, os mineiros bateram Santos (duas vezes – 2014 e 2000), Vasco (duas vezes – 1993 e 1998), Flamengo (1996) e Goiás (2003).
Ficha técnica
Cruzeiro x Grêmio
Motivo: jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 26 de outubro de 2016 (quarta-feira)
Horário: às 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols (PE/Fifa)
Cruzeiro
Rafael; Lucas, Bruno Rodrigo, Léo e Edimar; Henrique, Lucas Romero e Robinho; Giorgian De Arrascaeta, Rafael Sóbis e Ramón Ábila.
Técnico: Mano Menezes.
Grêmio
Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Douglas e Pedro Rocha; Luan.
Técnico: Renato Gaúcho.
Quer receber notícias do Cruzeiro de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.