Topo

Série B - 2019

Em clássico potiguar, América-RN joga para o gasto, vence ABC e deixa rival perto da zona da degola

Do UOL, em São Paulo

25/08/2012 18h17

No clássico-rei potiguar, o América-RN recebeu o ABC visando retomar de vez a boa fase na tabela e se aproximar do grupo dos quatro primeiros colocados. Mesmo jogando apenas para o gasto, o time da casa venceu pelo placar mínimo, com um gol de Isac aos 39 minutos do primeiro tempo, sabendo segurar o ímpeto do rival para sair de campo com os três pontos e empurrar o rival para perto da zona da degola.

No final do primeiro turno da competição, o ABC permaneceu com 20 pontos, ficando assim na 16ª colocação. Já o América subiu duas posições e agora está em sétimo. Na próxima rodada, o América enfrenta o Goiás fora de casa, e o ABC recebe o Ipatinga.

O jogo entre os times potiguares, acirrado por provocações da equipe visitante durante a semana, foi bastante truncado. Apesar disso, o América foi melhor durante a maior parte do embate. Netinho foi o destaque, comandando o meio de campo do time da casa, mas o fator que se sobressaiu foi a quantidade de faltas feitas principalmente pelo ABC. As infrações paralisaram demais o jogo na primeira etapa e, no segundo tempo, ajudaram o time anfitrião a fazer o relógio correr até o final da partida.

O embate seguiu com poucas ocasiões de gol para os dois times, nos lances iniciais, até que o América abriu o placar aos 39 minutos. Netinho fez jogada pela esquerda e cruzou na área. O atacante Isac usou a inteligência para descolar o goleiro em uma cabeçada no canto direito do goleiro Andrei, convertendo o seu sétimo gol no Campeonato Brasileiro da Série B. Ele estava a seis jogos sem marcar gols.

Após o tento marcado, o ABC acordou e iniciou uma pressão no time rival, que, se gerou posse de bola para o time alvinegro, no entanto, deu poucas ocasiões de gol até o final da primeira etapa. Nervosos, comissão técnica e jogadores saíram para o intervalo sem falar com a imprensa.

No segundo tempo o ABC voltou para o campo com um desempenho semelhante ao da primeira etapa, com maior posse de bola, mas sem efetividade. O resultado disso é que nos primeiros 15 minutos, o América teve duas chances de gol, contra apenas uma do ABC – que foi quem mais trocou passes no confronto até ali.

Após os 20 minutos de partida, o ABC realizou duas alterações na equipe. O inoperante Elionar Bombinha deu lugar a Diego Clementino, que mostrou o cartão de visitas no minuto seguinte em seu primeiro lance, chutando mal para o gol de Thiago Schmidt após jogada individual. No entanto, ele pouco apareceu depois do seu lance inaugural em campo.

A exemplo do final do primeiro tempo, o América jogou com o regulamento embaixo do braço nos minutos seguintes e, a não ser em um chute forte de Adriano Pardal que Thiago Schmidt defendeu com certa dificuldade aos 42 minutos, não sofreu sustos até o apito final do árbitro.