Topo

Série B - 2019

Guarani aproveita expulsão do 'injustiçado' Domingos e bate o São Caetano no fim

Do UOL Esporte

Em São Paulo

02/08/2011 22h52

O Guarani contou com a expulsão pitoresca do zagueiro Domingos na noite desta terça-feira para conquistar a vitória suada, por 1 a 0, sobre o São Caetano, na despedida do Brinco de Ouro. Agora, como terá que cumprir uma punição de dez mandos, a equipe campineira só deve voltar a jogar em seu estádio em novembro. Assim, o Guarani confirma a sua reação, com três vitórias seguidas, e deixa a zona de rebaixamento da Série B.

Depois de o Guarani dominar o primeiro tempo e dar espaços para o São Caetano na etapa final, Domingos se esforçou para se tornar o personagem do jogo. Com faltas duras e muita reclamação, ele foi expulso ao receber o segundo amarelo, aos 26 minutos do segundo tempo, e ainda saiu se sentindo injustiçado. “Só porque sou eu”, lamentou o defensor na saída do gramado.

A vitória sobre o São Caetano foi ainda mais importante porque se tratava de um adversário direto na luta contra o rebaixamento. Com o triunfo pela 15ª rodada, o Guarani foi a 18 pontos, deixando a equipe do ABC com 16 pontos, ainda entre as últimas colocadas. Pela próxima rodada, o time campineiro só joga no dia 12, contra o Icasa, às 21h, em Juazeiro do Norte (CE). Já o São Caetano recebe na próxima terça-feira, às 21h, o Goiás, que briga na parte de cima da tabela.

Além da expulsão de Domingos, o São Caetano ainda terminou o jogo desta terça com nove jogadores, depois que uma confusão ao final da partida terminou com o vermelho para Ricardo Conceição. O gol da vitória do Guarani foi marcado já aos 45 minutos, em uma bola dividida entre o goleiro Leandro e Fernandão, que acabou empurrando para as redes.

Apesar da dificuldade para vencer em casa, o Guarani dominou o primeiro tempo no Brinco de Ouro. No entanto, não conseguiu traduzir a superioridade em gol. Assisinho, que vinha sendo o destaque do time, se machucou e foi substituído por Fernandão ainda aos 27 minutos de jogo. Ainda assim, o time anfitrião teve tudo para abrir o placar na etapa inicial.

Além da surpreendente jogada do zagueiro Gabriel, que quase marcou um belo gol depois de passar por dois marcadores, Assisinho e Fernandão obrigaram Leandro a fazer duas grandes defesas em cabeçadas. Acuado, o São Caetano só ameaçou o Guarani em dois chutes de longe de Antônio Flávio, um deles já no segundo tempo, quando o time da casa caiu muito de rendimento.

Depois que Luciano Mandí já havia assustado a torcida bugrina, acertando um chute que só parou na trave, após a boa defesa de Emerson, o Guarani definiu o jogo aproveitando a superioridade numérica, em jogada iniciada por Carlinhos, que cruzou da esquerda para o desvio meio sem querer de Fernandão.

No fim da partida, jogadores de Guarani e São Caetano trocaram agressões após a marcação de uma falta. Mas só Ricardo Conceição acabou expulso, o que revoltou o time do ABC.