Topo

Fórmula 1

Verstapen orgulhoso, Tsunoda bravo, Alonso deprê: As frases do GP do México

Max Verstappen, seguido por Lewis Hamilton, durante o GP do México - Chris Graythen/Getty Images
Max Verstappen, seguido por Lewis Hamilton, durante o GP do México Imagem: Chris Graythen/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

31/10/2022 11h00

O GP do México consagrou o campeão da temporada Max Vesrtapen (Red Bull), que bateu o recorde de vitórias num ano, chegando ao seu 14º triunfo em 2022 —superou Michael Schumacher (2004) e Sebastian Vettel (2013), ambos com 13 primeiros lugares no pódio.

Ganhar 14 corridas numa temporada é incrível, estamos tendo um ano ótimo como equipe, e isso é o que mais importa. Vamos seguir nesse ritmo para ganhar o maior número possível de provas

Mas a torcida local também teve motivos para se animar com o conterrâneo Sergio Perez (Red Bull), que chegou na terceira posição. Lewis Hamilton, da Mercedes, no meio das duas Red Bull, completou o pódio:

Foi uma boa corrida para mim, hoje, apesar de a gente não ter escolhido a melhor estratégia de pneus, olhando agora para o resultado. De qualquer forma, andar tão próximo das Red Bull me deixa muito orgulhoso da minha equipe, e estou muito grato de pelo trabalho duro deles para nos fazer seguir em frente.

Durante a corrida, porém, houve um momento em que o britânico ficou em dúvida se a equipe estava fazendo o certo e travou o diálogo abaixo com seu engenheiro Peter Bonnington:

Lewis: Estamos com o pneu errado, cara?

Bono: Não, Lewis, acho que estamos com o pneu certo. Nós vamos chegar ao fim, sem suor.

Apesar da vitória, pneus também foram um problema para Verstapen:

Meu pneu dianteiro morreu, pessoal,

disse o piloto na volta 26, quando chegou aos boxes se arrastando. O holandês começou a corrida com pneus macios, que começaram a se degastar na 24ª volta.

Japonês ficou nervoso

Na tentativa de ultrapassar Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Daniel Ricciardo (McLaren) arrancou um pedaço da parede do carro do piloto japonês. Tsunoda perdeu o controle de sua F1 e abandonou a prova e indagou:

Que p*rra foi essa?

Tendo obtido um ótimo segundo lugar na classificação, Russel (Mercedez) acabou em quarto. E não se mostrou muito animado com a próxima prova, no Brasil

Estou curioso para ver como as coisas vão acontecer no Brasil, apesar de eu não imaginar que conseguiremos ser tão competitivos lá como fomos aqui

Carlos Sainz, da Ferrari, chegou em 5º conformado:

O 5º lugar era o máximo que podíamos almejar. Apesar de tudo, eu fiz uma boa corrida e me senti bem dentro do carro. Vamos tentar chegar com essa mesma onda no Brasil e nos preparar para as duas últimas corridas

No fim das contas, a melhor frase da corrida foi de um decepcionado Fernando Alonso (Alpine), ao ser ultrapassado pelo companheiro Ocon (Alpine) na volta 62:

Inacreditável. Que campeonato.

Fórmula 1