Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Finalista, Flamengo joga por "La Décima" contra Rogério Ceni

Rogerio Ceni e Dorival Jr se cumprimentam em jogo entre São Paulo e Flamengo pela Copa o Brasil; 3 a 1 no Morumbi foi a 9ª vitória do Fla sobre Ceni em 9 confrontos - FLAVIO CORVELLO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Rogerio Ceni e Dorival Jr se cumprimentam em jogo entre São Paulo e Flamengo pela Copa o Brasil; 3 a 1 no Morumbi foi a 9ª vitória do Fla sobre Ceni em 9 confrontos Imagem: FLAVIO CORVELLO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

13/09/2022 14h39Atualizada em 13/09/2022 14h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O treinador Dorival Júnior não escalou os titulares do Flamengo contra o Goiás, no último domingo, porque não quis. O mesmo vale para o são-paulino Rogério Ceni em relação ao Majestoso: à vera, ambos não tinham porque preservar no Brasileiro para ter força máxima na Copa do Brasil! O confronto desta quarta, pela volta da semifinal do mata-mata nacional, é um "jogo-treino" com transmissão ao vivo (com direito a maldita "Central do Apito", cuja função é mostrar que o VAR não é a pior coisa do mundo) e estádio cheio.

Após apanhar em casa por 3 a 1, a chance de o São Paulo vencer o Flamengo no Rio por, pelo menos, dois gols e levar à vaga nos pênaltis é a mesma de encontrar um torcedor rubro-negro que prefere Ceni a Jorge Jesus ou de meu pai ovular: nenhuma!

Dito isso e como aqui não vendemos falsa emoção para "dar renda", digo, audiência, a questão é como dará a classificação rubro-negra à decisão da Copa do Brasil: com derrota por um gol, empate ou nova vitória.

É claro que o Tricolor vencer por contagem mínima no Rio, embora longe de ser provável, não é nenhum absurdo; o empate, um pouco menos improvável que triunfo são-paulino, também não é o que aponta a lógica dada a diferença entre os times e os fatores campo e torcida... Resumindo, este colunista, que se acertasse todos os palpites estaria rico e aposentado, aposta em "La Décima", a décima vitória do Flamengo em 10 confrontos contra times dirigidos por Rogério Ceni.

Em tempo, aqui, neste espaço, jamais usamos termos colonizados como "remontada", "hat-trick", "Champions League" e estrangeirismos similares, mas, como o sonho do Flamengo é enfrentar o Real Madrid, homenageamos o time de Vinícius Júnior com o uso de "La Décima".

Segue os 9 confrontos (9 derrotas) do técnico Ceni contra o Flamengo

Flamengo 2x0 São Paulo

Flamengo 2x0 Fortaleza

Fortaleza 1x2 Flamengo

Cruzeiro 1x2 Flamengo

Flamengo 2x1 Fortaleza

São Paulo 0x4 Flamengo

Flamengo 3x1 São Paulo

São Paulo 0x2 Flamengo

São Paulo 1x3 Flamengo

Se não há discussão de que o Flamengo será o finalista, tem disputa pelo adversário rubro-negro: Corinthians (que foi eliminado pelo Fla na Libertadores) e Fluminense (que ganhou o Carioca em cima do Fla quando ainda era dirigido por Abel Braga) fazem um confronto bem mais equilibrado. E, quem passar, sabe que será o azarão na decisão.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram