Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Fla empaca e Palmeiras fica mais perto da chancela matemática do título

David Luiz em ação pelo Flamengo no empate com o Goiás - Isabela Azine/AGIF
David Luiz em ação pelo Flamengo no empate com o Goiás Imagem: Isabela Azine/AGIF

Colunista do UOL

11/09/2022 20h59Atualizada em 11/09/2022 20h59

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Brindemos o óbvio ululante e enumeremos 10 conclusões após Goiás 1 x 1 Flamengo, gols de Diego e Matheus França (com ajuda do VAR).

1. O Flamengo irá disputar a fase de grupos 2023 mesmo que não vença a atual edição continental e também não seja campeão da Copa do Brasil, competições em que é o grande favorito.

2. O Flamengo, a 9 pontos de distância quilométrica da liderança, não vai ser campeão brasileiro. Enquanto segue o rodízio de vice-líderes, o Palmeiras está em contagem regressiva para a chancela matemática do título.

3. Mesmo ultrapassado pelo Internacional na rodada, o Flamengo, atual 3º colocado, é o maior favorito a terminar na vice-liderança do Brasileirão.

4. Dorival Júnior errou ao poupar o time na derrota para o Corinthians e nos empates com Palmeiras, Ceará e Goiás, mas a culpa de o Flamengo jamais ter disputado o título brasileiro é da diretoria rubro-negra, que errou na contratação do fraco Paulo Sousa e insistiu no erro óbvio tempo suficiente para impedir que o Fla entrasse na briga.

5. Posse de bola não serve para nada nem mesmo para critério de desempate. Futebol, se joga, se ganha, se perde e se empata de 818 jeitos diferentes e à moda Jair Ventura, retrancado, também vale. E costuma ser a melhor maneira de equipes com menos orçamento enfrentar adversários de outro patamar técnico e financeiro.

6. Everton Cebolinha não está jogando absolutamente nada. Pelo valor investido, pela expectativa gerada e pelo que já demonstrou (em 2019, é verdade) no Grêmio e seleção brasileira, era de se esperar bem mais futebol do ex-Benfica.

7. Jogadores são profissionais e recebem, no caso do Flamengo, em dia, uma fortuna, para entregarem mais, independentemente do adversário, do campo e do campeonato. Dito isso, na prática, eles sabem que não têm chance real no Brasileirão e é, natural, ainda que não seja o certo, que o time, com qualquer formação, não repita no interminável Campeonato Brasileiro de pontozzz corridozzz o mesmo ótimo desempenho exibido nas copas. Por melhor que seja o elenco rubro-negro para os padrões brasileiros, não há time no continente que mantenha o padrão técnico sem Arrascaeta, Pedro e Gabigol.

8. Jair Ventura não tem tamanho nem repertório para dirigir o Flamengo atual. Mas para ttrabalhar e fechar tiimes que têm como objetivo se manter na elite, como é o caso do Goiás, é um dos melhores do fraco mercado nacional. E, por isso, o Goiás não só não vai cair como nem sequer vai chegar às ultimas rodadas correndo qualquer risco de degola.

9). O Flamengo tem um timaço, mas não é o atual nem será o futuro campeão brasileiro e não é o atual campeão do continente. Falar que é o melhor elenco do continente eu não só entendo, como concordo e assino embaixo, mas daí a chamar de hegemonia é muita vontade de fazer média com a nação e, aqui, não trabalhamos para ganhar audiência em troca de populismo.

10) O VAR é um lixo e um escândalo. Sempre foi. E aqui, sem indignação seletiva e mudança de opinião de acordo com o time operado da vez, isso sempre foi dito com todas as letras. Essa culpa eu não carrego! Viva a memória!

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram